terça-feira, 9 de novembro de 2010

A Grande Riqueza

Um homem vivia sozinho nas montanhas e dedicava-se ao trabalho e a oração. Todos falavam nele e o consideravam um homem sábio.
Certo dia, quando estava rezando junto a o rio, apareceu um jovem que andava em busca de riqueza e pediu ao sábio que lhe desse algo de muito valor.

O sábio respondeu-lhe que só possuía uma velha cabana e a roupa que vestia. Contou que todos os dias trabalhava em sua horta para poder comer. Ofereceu-se, porém, para partilhar com o jovem . Como este se mostrava desiludido, o sábio lembrou-se da pedra preciosa que tinha enterrado, na perspectiva de dá-la a alguém que dela precisasse. Com um sorriso, disse ao jovem onde estava a pedra. Se ele quisesse, poderia levá-la.
O jovem, muito feliz, seguiu o caminho indicado.
No dia seguinte, quando o sábio acordou, encontrou o jovem à porta de sua cabana.
- Vim devolver-te a pedra preciosa ! - exclamou o jovem.
-Mas eu a dei de presente ! -respondeu o sábio - Se a vender poderá ficar muito rico !
-Prefiro que me dês um pouco da riqueza que tens dento de ti - disse-lhe o jovem- Essa riqueza que te permitiu dar-me o único objeto precioso que possuías e manter o teu sorriso, a tua alegria e a tua paz interior !