Um homem vivia sozinho nas montanhas e dedicava-se ao trabalho e a oração. Todos falavam nele e o consideravam um homem sábio.
Certo dia, quando estava rezando junto a o rio, apareceu um jovem que andava em busca de riqueza e pediu ao sábio que lhe desse algo de muito valor.
O sábio respondeu-lhe que só possuía uma velha cabana e a roupa que vestia. Contou que todos os dias trabalhava em sua horta para poder comer. Ofereceu-se, porém, para partilhar com o jovem . Como este se mostrava desiludido, o sábio lembrou-se da pedra preciosa que tinha enterrado, na perspectiva de dá-la a alguém que dela precisasse. Com um sorriso, disse ao jovem onde estava a pedra. Se ele quisesse, poderia levá-la.
O jovem, muito feliz, seguiu o caminho indicado.
No dia seguinte, quando o sábio acordou, encontrou o jovem à porta de sua cabana.
- Vim devolver-te a pedra preciosa ! - exclamou o jovem.
-Mas eu a dei de presente ! -respondeu o sábio - Se a vender poderá ficar muito rico !
-Prefiro que me dês um pouco da riqueza que tens dento de ti - disse-lhe o jovem- Essa riqueza que te permitiu dar-me o único objeto precioso que possuías e manter o teu sorriso, a tua alegria e a tua paz interior !
terça-feira, 9 de novembro de 2010
quinta-feira, 30 de setembro de 2010
NÃO SEI - Cora Coralina
Não sei se a vida é curta
ou longa demais para nós.
Mas sei que nada do que vivemos tem sentido
se não tocarmos o coração das pessoas.
Muitas vezes basta ser:
colo que acolhe,
braço que envolve,
palavra que conforta,
silêncio que respeita,
alegria que contagia.
lágrima que corre,
olhar que acaricia,
desejo que sacia,
amor que promove.
E isso não é coisa do outro mundo.
É coisa que dá sentido à vida.
É o que faz com que ela não seja nem curta,
nem longa demais.
Mas que seja intensa, verdadeira e pura.
Enquanto durar...
"Feliz aquele que transfere o que sabe...
... e aprende o que ensina..."
ou longa demais para nós.
Mas sei que nada do que vivemos tem sentido
se não tocarmos o coração das pessoas.
Muitas vezes basta ser:
colo que acolhe,
braço que envolve,
palavra que conforta,
silêncio que respeita,
alegria que contagia.
lágrima que corre,
olhar que acaricia,
desejo que sacia,
amor que promove.
E isso não é coisa do outro mundo.
É coisa que dá sentido à vida.
É o que faz com que ela não seja nem curta,
nem longa demais.
Mas que seja intensa, verdadeira e pura.
Enquanto durar...
"Feliz aquele que transfere o que sabe...
... e aprende o que ensina..."
terça-feira, 25 de maio de 2010
OUTONO !
Para mim, de modo particular, o outono é a melhor e mais agradável estação do ano !
Adoro as manhãs claras e frias de outono... suas tardes amenas e noites aconchegantes em que é preciso tomar uma taça de vinho tinto e"puxar" um cobertor para aquecer-se.
O outono é a estação em que as temperaturas começam a baixar, as chuvas diminuem e as folhas das árvores amarelam e caem, cobrindo o chão como se fossem um rico tapete cor de ouro.
Como o clima fica mais ameno e aconchegante, as pessoas aproveitam para fazer longas caminhadas, curtir os passeios ao ar livre, as deliciosas tardes ensolaradas e o céu alaranjado do entardecer.
É no outono que as praças e os parques se enchem de famílias com suas crianças, que nas tardes de domingo vão "depenando" seus agasalhos e os esparramando pelo gramado...
É muito bom sentir no rosto o calor das tardes de outono suavizadas pela brisa fresca desta estação e, ao voltar para casa, tomar um gostoso café com leite, com cuca, nata ou um bolo recém saído do forno ...
Adoro as manhãs claras e frias de outono... suas tardes amenas e noites aconchegantes em que é preciso tomar uma taça de vinho tinto e"puxar" um cobertor para aquecer-se.
O outono é a estação em que as temperaturas começam a baixar, as chuvas diminuem e as folhas das árvores amarelam e caem, cobrindo o chão como se fossem um rico tapete cor de ouro.
Como o clima fica mais ameno e aconchegante, as pessoas aproveitam para fazer longas caminhadas, curtir os passeios ao ar livre, as deliciosas tardes ensolaradas e o céu alaranjado do entardecer.
É no outono que as praças e os parques se enchem de famílias com suas crianças, que nas tardes de domingo vão "depenando" seus agasalhos e os esparramando pelo gramado...
É muito bom sentir no rosto o calor das tardes de outono suavizadas pela brisa fresca desta estação e, ao voltar para casa, tomar um gostoso café com leite, com cuca, nata ou um bolo recém saído do forno ...
sexta-feira, 16 de abril de 2010
Canção para os fonemas da Alegria- a Paulo Freire
Peço licença para algumas coisas.
Primeiramente para desfraldar
esse canto de amor publicamente.
Sucede que só sei dizer amor
quando reparto o ramo azul de estrelas
que em meu peito floresce de menino.
Peço licença para soletrar,
ao alfabeto do sol pernambucano
a palavra "ti-jo-lo", por exemplo,
e pode ver que dentro dela vivem
paredes, aconchegos e janelas,
e descobrir que todos os fonemas,
são mágicos sinais que vão se abrindo
constelação de girassóis gerando
em círculos de amor que se repete
estalam como flor no chão da casa.
Peço licença para terminar
soletrando a canção de rebeldia
que existe nos fonemas da alegria:
canção de amor geral que eu vi crescer
nos olhos do homem que aprendeu a ler.
Thiago de Mello
Santiago do Chile, primavera de 1964
Primeiramente para desfraldar
esse canto de amor publicamente.
Sucede que só sei dizer amor
quando reparto o ramo azul de estrelas
que em meu peito floresce de menino.
Peço licença para soletrar,
ao alfabeto do sol pernambucano
a palavra "ti-jo-lo", por exemplo,
e pode ver que dentro dela vivem
paredes, aconchegos e janelas,
e descobrir que todos os fonemas,
são mágicos sinais que vão se abrindo
constelação de girassóis gerando
em círculos de amor que se repete
estalam como flor no chão da casa.
Peço licença para terminar
soletrando a canção de rebeldia
que existe nos fonemas da alegria:
canção de amor geral que eu vi crescer
nos olhos do homem que aprendeu a ler.
Thiago de Mello
Santiago do Chile, primavera de 1964
quinta-feira, 15 de abril de 2010
Louvação de S. Francisco de Assis
Irmão Sol, Irmã Lua
Louvado sejas, meu Senhor, em todas as tuas criaturas,
especialmente pelo irmão Sol, que faz o dia e nos alumia por teu intermédio.
Ele é fascinante, radiante e imenso.
Ele é o teu mensageiro, ó Altíssimo Senhor.
Louvado sejas , meu Senhor, por minha irmã Lua e pelas estrelas.
Tu as colocaste no firmamento brilhantes, preciosas e serenas.
Louvado sejas, meu Senhor, pelo irmão Vento, pelo ar e pelas nuvens calmas,
e por todo o tempo que mantém tuas criaturas.
Louvado sejas , meu Senhor, pela irmã Água, tão útil, humilde, preciosa e límpida.
Sim, louvado sejas, meu Senhor, pelo irmão fogo, com o qual iluminas nossas noites.
Ele é gracioso e alegre, robusto e forte.
Louvado sejas, meu Senhor, por nossa irmã e mãe Terra que nos alimenta e nos ensina,
produzindo toda espécie de frutos, de flores coloridas e ervas.
Oh, louvado sejas, meu Senhor, por aqueles que se perdoam uns aos outros no teu amor
e que suportam doenças e provações.
Felizes são aqueles que vivem em paz, porque eles serão coroados por Ti, ó Altíssimo.
Louvado sejas, meu senhor por nossa irmã morte física,
da qual nenhum ser vivente pode escapar:
quão temível para os que morrem em pecado;
quão agradável para aqueles que estão apoiados em tua Santíssima vontade.
Escrito por São Francisco de Assis, padroeiro da ecologia
Louvado sejas, meu Senhor, em todas as tuas criaturas,
especialmente pelo irmão Sol, que faz o dia e nos alumia por teu intermédio.
Ele é fascinante, radiante e imenso.
Ele é o teu mensageiro, ó Altíssimo Senhor.
Louvado sejas , meu Senhor, por minha irmã Lua e pelas estrelas.
Tu as colocaste no firmamento brilhantes, preciosas e serenas.
Louvado sejas, meu Senhor, pelo irmão Vento, pelo ar e pelas nuvens calmas,
e por todo o tempo que mantém tuas criaturas.
Louvado sejas , meu Senhor, pela irmã Água, tão útil, humilde, preciosa e límpida.
Sim, louvado sejas, meu Senhor, pelo irmão fogo, com o qual iluminas nossas noites.
Ele é gracioso e alegre, robusto e forte.
Louvado sejas, meu Senhor, por nossa irmã e mãe Terra que nos alimenta e nos ensina,
produzindo toda espécie de frutos, de flores coloridas e ervas.
Oh, louvado sejas, meu Senhor, por aqueles que se perdoam uns aos outros no teu amor
e que suportam doenças e provações.
Felizes são aqueles que vivem em paz, porque eles serão coroados por Ti, ó Altíssimo.
Louvado sejas, meu senhor por nossa irmã morte física,
da qual nenhum ser vivente pode escapar:
quão temível para os que morrem em pecado;
quão agradável para aqueles que estão apoiados em tua Santíssima vontade.
Escrito por São Francisco de Assis, padroeiro da ecologia
quarta-feira, 14 de abril de 2010
ASSIM FOI MINHA MÂE !
Assim foi minha mãe:
Uma mulher extraordinária! Miúda, mas muito valente. Corajosa e lutadora.
Minha mãe foi uma mulher inovadora para o seu tempo. Nasceu no raiar do século XX, mas parecia viver no século XXI. Amava o novo. Gostava de experimentar. Era vaidosa. Gostava de passear, de fazer doces e geléias, de "olhar " novela em dois canais ao mesmo tempo, de cultivar flores e folhagens e de receber visitas...
Minha mãe nunca saía para passear sem antes vestir uma roupa bonita, botar os brincos, colocar um colar no pescoço, e pentear bem os seus cabelos prateados. Ah, o sapato tinha que combinar com a bolsa !
Minha mãe tinha um coração grande, enorme, maior que o mundo... Ela não podia ver ninguém triste ou passando necessidade que já ia oferecer uma palavra amiga ou procurar ajudar de uma forma ou de outra. Minha mãe foi sempre uma pessoa muito ativa. Não tinha preguiça para nada. Mesmo na velhice, gostava de se manter ocupada, realizando tarefas domésticas, cuidando das flores, das folhagens, da horta, consertando as roupas dos netos ou tratando da "Loura" sua papagaia "faladeira".
Minha mãe era católica, gostava de rezar, participar de grupos de novenas, ir à igreja e tomar chá com as amigas do grupo: "Sementes da Esperança"( da OASE ), o famoso chá das Vovós dos luteranos !
Minha mãe amava a vida e tinha uma enorme vontade de viver !
Minha mãe continua viva no meu coração e na minha memória !
Nome de solteira: GUILHERMINA LEOPOLDINA DE SOUZA
Nome de casada :GUILHERMINA SOUZA DE DEUS
Minha minha mãe nasceu em 28 /01/1911.
Casou-se com WALDEMAR BAPTISTA DE DEUS, em 02/07/1930 e teve duas filhas:
EROMY e EONÍ, permanecendo casada por 70 anos, bodas de "brilhante", conheceu e embalou : 6 netos e dois bisnetos.
Ela faleceu em 19/10/2000, me deixando como herança um belo exemplo de vida e muita, muita saudade...
Escrevemos em sua lápide:"Feliz daquele que passou pela vida, tendo mil razões para viver."( D. Helder Câmara )
por Eoní de Deus da Rosa, sua filha
Uma mulher extraordinária! Miúda, mas muito valente. Corajosa e lutadora.
Minha mãe foi uma mulher inovadora para o seu tempo. Nasceu no raiar do século XX, mas parecia viver no século XXI. Amava o novo. Gostava de experimentar. Era vaidosa. Gostava de passear, de fazer doces e geléias, de "olhar " novela em dois canais ao mesmo tempo, de cultivar flores e folhagens e de receber visitas...
Minha mãe nunca saía para passear sem antes vestir uma roupa bonita, botar os brincos, colocar um colar no pescoço, e pentear bem os seus cabelos prateados. Ah, o sapato tinha que combinar com a bolsa !
Minha mãe tinha um coração grande, enorme, maior que o mundo... Ela não podia ver ninguém triste ou passando necessidade que já ia oferecer uma palavra amiga ou procurar ajudar de uma forma ou de outra. Minha mãe foi sempre uma pessoa muito ativa. Não tinha preguiça para nada. Mesmo na velhice, gostava de se manter ocupada, realizando tarefas domésticas, cuidando das flores, das folhagens, da horta, consertando as roupas dos netos ou tratando da "Loura" sua papagaia "faladeira".
Minha mãe era católica, gostava de rezar, participar de grupos de novenas, ir à igreja e tomar chá com as amigas do grupo: "Sementes da Esperança"( da OASE ), o famoso chá das Vovós dos luteranos !
Minha mãe amava a vida e tinha uma enorme vontade de viver !
Minha mãe continua viva no meu coração e na minha memória !
Nome de solteira: GUILHERMINA LEOPOLDINA DE SOUZA
Nome de casada :GUILHERMINA SOUZA DE DEUS
Minha minha mãe nasceu em 28 /01/1911.
Casou-se com WALDEMAR BAPTISTA DE DEUS, em 02/07/1930 e teve duas filhas:
EROMY e EONÍ, permanecendo casada por 70 anos, bodas de "brilhante", conheceu e embalou : 6 netos e dois bisnetos.
Ela faleceu em 19/10/2000, me deixando como herança um belo exemplo de vida e muita, muita saudade...
Escrevemos em sua lápide:"Feliz daquele que passou pela vida, tendo mil razões para viver."( D. Helder Câmara )
por Eoní de Deus da Rosa, sua filha
Retalhos de uma velha colcha
"Com os anjos fiz um contrato
de amor e harmonia:
Ser honesto em cada ato,
ser feliz a cada dia!"
" Vi minha mãe rezando
aos pés da virgem Maria.
Era uma santa escutando
o que a outra santa dizia!"
Simpatia p/ espantar cobras:
"São Bento e água benta,
Jesus Cristo no altar.
As cobras deste caminho
arredai que eu vou passar..."
Simpatia p/ tirar cisco do olho:
"Santa Luzia passou por aqui
com seu cavalinho pastando capim.
Passou por aqui, passou por ali,
e tirou o cisco pra mim!"
O sapo e o saco
Jararaca
"O sapo dentro do saco,
O saco com o sapo dentro.
O sapo fazendo papo,
O papo fazendo vento."
( samba )
quinta-feira, 25 de março de 2010
MÁXIMAS
"Quando a visão de dentro fica mais profunda, mais clara e alta, você já domina sua vida".
"É você quem gerencia o seu poder e quem cria 0 seu Universo".
"Eu posso tudo o que quero".
" As capacidades que estão dentro de nós são ilimitados. Siga o seu entusiasmo e o Universo abrirá para você portas,, onde antes só havia paredes."
"Pensamentos felizes conduzem a uma bioquímica essencialmente feliz, a um corpo saudável".
"Pessoas tornam-se o que pensam ( todo o nosso poder vem de dentro )."
"Só há um rio onde flui o bem-estar: o rio da energia positiva..."
LIBERDADE, palavra que o sonho humano alimenta...
Não há ninguém que explique...
Não há ninguém que não entenda...
(Cecília Meireles )
Não esperes até que tenhas sede para cavar teu poço...
(Mencius)
Somos todos nômades no caminhar para Deus.
(Saint-Exupéry)
"Não faça de sua vida um rascunho, pois pode não dar tempo de passar a limpo."
"Tudo o que é bom dura o tempo necessário para ser inesquecível."
"Cada um de nós compõe a sua história.
E cada ser em si carrega o dom de ser capaz de ser feliz..."
"Se um dia você tiver que escolher entre o mundo e o amor, lembre-se: se escolher o mundo, ficará sem amor, mas se você escolher o amor, com ele conquistará o mundo..."
Albert Einstein
"São os pequenos acontecimentos do dia a dia que fazem a vida tão espetacular..."
"Ninguém é perfeito até que você se apaixone por ele."
"As vezes, nossa vida é colocada de cabeça p/ baixo p/ que possamos aprender a viver de cabeça p/ cima."
"A mais bela viagem que podemos fazer aqui na terra é aquela em que eu saio de mim e vou até o outro."
" O pouco com Deus é muito. O muito sem Deus é pouco."
"A Oração é o fio misterioso que nos liga a DEUS".
quarta-feira, 24 de março de 2010
ACREDITE em VOCÊ !
Acredite em você! Seja otimista!
O mundo é bonito e todo seu, olhe o que de bom existe.
Seja simpático e dócil, mostre seu rosto sereno, tranquilo, confiante, mesmo que tenha vontade de chorar.
Cuidado, não descarregue sobre os outros os problemas que são só seus.
Não fale alto demais, pois a riqueza do segredo está na voz mansa e suave. Saiba acolher aos outros com carinho e simpatia, fale sempre do que lhe agrada e reanima.
Reze por você e pelos outros. Busque seriamente ser o que quer, não esquecendo que sem Deus seus passos não são seguros.
Aproveite bem as chances de realização que a vida oferece. Pode ser ainda melhor. Acredite.
Desfrute de tudo o que é bom e bonito, ame com todo o seu coração e sua alma, e não tenha medo de ser feliz. Você merece!
(Mensagem extraida de um cartão do Grupo Ternura- cel.:51-9908 0251)
O mundo é bonito e todo seu, olhe o que de bom existe.
Seja simpático e dócil, mostre seu rosto sereno, tranquilo, confiante, mesmo que tenha vontade de chorar.
Cuidado, não descarregue sobre os outros os problemas que são só seus.
Não fale alto demais, pois a riqueza do segredo está na voz mansa e suave. Saiba acolher aos outros com carinho e simpatia, fale sempre do que lhe agrada e reanima.
Reze por você e pelos outros. Busque seriamente ser o que quer, não esquecendo que sem Deus seus passos não são seguros.
Aproveite bem as chances de realização que a vida oferece. Pode ser ainda melhor. Acredite.
Desfrute de tudo o que é bom e bonito, ame com todo o seu coração e sua alma, e não tenha medo de ser feliz. Você merece!
(Mensagem extraida de um cartão do Grupo Ternura- cel.:51-9908 0251)
terça-feira, 23 de março de 2010
PRECE de GRATIDÂO
SENHOR, no ritmo acelerado do novo ano, no corre-corre cotidiano esquecemos tantas vezes de agradecer.
Diariamente operas maravilhas de amor, de misericórdia e de bondade em nossas vidas, em nossos corações.
Obrigado, SENHOR, por todas as bênçãos e graças que já recebi, ao longo da caminhada, com luzes e sombras, vitórias e contratempos.
Obrigado por todos aqueles que entram na minha história pessoal, ajudando-me a crescer, a ser mais gente: pais, familiares, colegas, amigos e benfeitores.
Perdoa, SENHOR, minhas fragilidades e incoerências, meu egoísmo e o desamor. Que eu seja mais generoso e prestativo., otimista e sorridente, mais fraternal.
Ajuda-me,SENHOR, a rezar diariamente o ofertório da gratidão, a liturgia da existência no altar do tempo que passa a caminho da eternidade.
Pe. Roque Schneider, SJ
( Retirado da Revista Rainha, jan./2010 )
Diariamente operas maravilhas de amor, de misericórdia e de bondade em nossas vidas, em nossos corações.
Obrigado, SENHOR, por todas as bênçãos e graças que já recebi, ao longo da caminhada, com luzes e sombras, vitórias e contratempos.
Obrigado por todos aqueles que entram na minha história pessoal, ajudando-me a crescer, a ser mais gente: pais, familiares, colegas, amigos e benfeitores.
Perdoa, SENHOR, minhas fragilidades e incoerências, meu egoísmo e o desamor. Que eu seja mais generoso e prestativo., otimista e sorridente, mais fraternal.
Ajuda-me,SENHOR, a rezar diariamente o ofertório da gratidão, a liturgia da existência no altar do tempo que passa a caminho da eternidade.
Pe. Roque Schneider, SJ
( Retirado da Revista Rainha, jan./2010 )
terça-feira, 16 de março de 2010
Instante Mágico
" Todos os dias Deus nos dá, junto com o sol, um momento em que é possível mudar tudo o que nos deixa infelizes. Todos os dias procuramos fingir que não percebemos este momento, que essa oportunidade não existe, que hoje é igual a ontem e será igual a amanhã."
" Mas quem presta atenção ao seu dia, descobre o instante mágico. Este momento existe: um momento em que toda a força das estrelas passa por nós e nos permite fazer milagres.
Esse instante mágico de cada dia nos ajuda a mudar e nos incentiva a ir em busca de nossos sonhos. "
Paulo Coelho
" Deus fez a sua parte quando nos criou e nos pôs no mundo. Agora Ele nos observa com carinho e espera que façamos nossa parte."
"Que o seu caminho seja de Paz, nos momentos de Paz, e de Combate, nos momentos de combate. Jamais confunda um momento com o outro. "
Paulo Coelho
" Mas quem presta atenção ao seu dia, descobre o instante mágico. Este momento existe: um momento em que toda a força das estrelas passa por nós e nos permite fazer milagres.
Esse instante mágico de cada dia nos ajuda a mudar e nos incentiva a ir em busca de nossos sonhos. "
Paulo Coelho
" Deus fez a sua parte quando nos criou e nos pôs no mundo. Agora Ele nos observa com carinho e espera que façamos nossa parte."
"Que o seu caminho seja de Paz, nos momentos de Paz, e de Combate, nos momentos de combate. Jamais confunda um momento com o outro. "
Paulo Coelho
domingo, 14 de fevereiro de 2010
SALVE 2.010 !
" Todas flores do futuro estão na semente de hoje."
Provérbio chinês
No início deste novo ano e no decorrer de seus 365 dias, vamos semear sementes de Paz, de Amor, Amizade, de Perdão, de Alegria, de boa Convivência, de Tolerância, de Ajuda mútua...para que floresçam e se espalhem por toda a Terra .
Que cada um de nós aprenda a cultivar seus sonhos para que se tornem realidade e possam transformar a Terra no Planeta da felicidade!
"- Educa-me para a Paz, Senhor.
-Educa-me para o diálogo, sem o qual não se chega até ela.
-Educa-me para a Paz, Senhor.
-Educa-me para amar, pois a Paz começa nos pequenos gestos de Amor por toda e qualquer espécie de vida do Planeta."
Provérbio chinês
No início deste novo ano e no decorrer de seus 365 dias, vamos semear sementes de Paz, de Amor, Amizade, de Perdão, de Alegria, de boa Convivência, de Tolerância, de Ajuda mútua...para que floresçam e se espalhem por toda a Terra .
Que cada um de nós aprenda a cultivar seus sonhos para que se tornem realidade e possam transformar a Terra no Planeta da felicidade!
"- Educa-me para a Paz, Senhor.
-Educa-me para o diálogo, sem o qual não se chega até ela.
-Educa-me para a Paz, Senhor.
-Educa-me para amar, pois a Paz começa nos pequenos gestos de Amor por toda e qualquer espécie de vida do Planeta."
Assinar:
Postagens (Atom)
