sexta-feira, 16 de abril de 2010

Canção para os fonemas da Alegria- a Paulo Freire

Peço licença para algumas coisas.
Primeiramente para desfraldar
esse canto de amor publicamente.

Sucede que só sei dizer amor
quando reparto o ramo azul de estrelas
que em meu peito floresce de menino.

Peço licença para soletrar,
ao alfabeto do sol pernambucano
a palavra "ti-jo-lo", por exemplo,

e pode ver que dentro dela vivem
paredes, aconchegos e janelas,
e descobrir que todos os fonemas,

são mágicos sinais que vão se abrindo
constelação de girassóis gerando
em círculos de amor que se repete
estalam como flor no chão da casa.

Peço licença para terminar
soletrando a canção de rebeldia
que existe nos fonemas da alegria:

canção de amor geral que eu vi crescer
nos olhos do homem que aprendeu a ler.

Thiago de Mello

Santiago do Chile, primavera de 1964

quinta-feira, 15 de abril de 2010

Louvação de S. Francisco de Assis

Irmão Sol, Irmã Lua

Louvado sejas, meu Senhor, em todas as tuas criaturas,
especialmente pelo irmão Sol, que faz o dia e nos alumia por teu intermédio.
Ele é fascinante, radiante e imenso.
Ele é o teu mensageiro, ó Altíssimo Senhor.

Louvado sejas , meu Senhor, por minha irmã Lua e pelas estrelas.
Tu as colocaste no firmamento brilhantes, preciosas e serenas.

Louvado sejas, meu Senhor, pelo irmão Vento, pelo ar e pelas nuvens calmas,
e por todo o tempo que mantém tuas criaturas.

Louvado sejas , meu Senhor, pela irmã Água, tão útil, humilde, preciosa e límpida.

Sim, louvado sejas, meu Senhor, pelo irmão fogo, com o qual iluminas nossas noites.
Ele é gracioso e alegre, robusto e forte.

Louvado sejas, meu Senhor, por nossa irmã e mãe Terra que nos alimenta e nos ensina,
produzindo toda espécie de frutos, de flores coloridas e ervas.

Oh, louvado sejas, meu Senhor, por aqueles que se perdoam uns aos outros no teu amor
e que suportam doenças e provações.

Felizes são aqueles que vivem em paz, porque eles serão coroados por Ti, ó Altíssimo.

Louvado sejas, meu senhor por nossa irmã morte física,
da qual nenhum ser vivente pode escapar:
quão temível para os que morrem em pecado;
quão agradável para aqueles que estão apoiados em tua Santíssima vontade.

Escrito por São Francisco de Assis, padroeiro da ecologia

quarta-feira, 14 de abril de 2010

ASSIM FOI MINHA MÂE !

Assim foi minha mãe:
Uma mulher extraordinária! Miúda, mas muito valente. Corajosa e lutadora.
Minha mãe foi uma mulher inovadora para o seu tempo. Nasceu no raiar do século XX, mas parecia viver no século XXI. Amava o novo. Gostava de experimentar. Era vaidosa. Gostava de passear, de fazer doces e geléias, de "olhar " novela em dois canais ao mesmo tempo, de cultivar flores e folhagens e de receber visitas...
Minha mãe nunca saía para passear sem antes vestir uma roupa bonita, botar os brincos, colocar um colar no pescoço, e pentear bem os seus cabelos prateados. Ah, o sapato tinha que combinar com a bolsa !
Minha mãe tinha um coração grande, enorme, maior que o mundo... Ela não podia ver ninguém triste ou passando necessidade que já ia oferecer uma palavra amiga ou procurar ajudar de uma forma ou de outra. Minha mãe foi sempre uma pessoa muito ativa. Não tinha preguiça para nada. Mesmo na velhice, gostava de se manter ocupada, realizando tarefas domésticas, cuidando das flores, das folhagens, da horta, consertando as roupas dos netos ou tratando da "Loura" sua papagaia "faladeira".
Minha mãe era católica, gostava de rezar, participar de grupos de novenas, ir à igreja e tomar chá com as amigas do grupo: "Sementes da Esperança"( da OASE ), o famoso chá das Vovós dos luteranos !
Minha mãe amava a vida e tinha uma enorme vontade de viver !
Minha mãe continua viva no meu coração e na minha memória !
Nome de solteira: GUILHERMINA LEOPOLDINA DE SOUZA
Nome de casada :GUILHERMINA SOUZA DE DEUS
Minha minha mãe nasceu em 28 /01/1911.
Casou-se com WALDEMAR BAPTISTA DE DEUS, em 02/07/1930 e teve duas filhas:
EROMY e EONÍ, permanecendo casada por 70 anos, bodas de "brilhante", conheceu e embalou : 6 netos e dois bisnetos.
Ela faleceu em 19/10/2000, me deixando como herança um belo exemplo de vida e muita, muita saudade...
Escrevemos em sua lápide:"Feliz daquele que passou pela vida, tendo mil razões para viver."( D. Helder Câmara )
por Eoní de Deus da Rosa, sua filha

Retalhos de uma velha colcha



"Com os anjos fiz um contrato
de amor e harmonia:
Ser honesto em cada ato,
ser feliz a cada dia!"


" Vi minha mãe rezando
aos pés da virgem Maria.
Era uma santa escutando
o que a outra santa dizia!"

Simpatia p/ espantar cobras:

"São Bento e água benta,
Jesus Cristo no altar.
As cobras deste caminho
arredai que eu vou passar..."


Simpatia p/ tirar cisco do olho:

"Santa Luzia passou por aqui
com seu cavalinho pastando capim.
Passou por aqui, passou por ali,
e tirou o cisco pra mim!"


O sapo e o saco
Jararaca

"O sapo dentro do saco,
O saco com o sapo dentro.
O sapo fazendo papo,
O papo fazendo vento."
( samba )