quinta-feira, 8 de dezembro de 2011

Oração da Serenidade


Oração da Serenidade

Concedei-me, Senhor
A serenidade necessária para aceitar as coisas que não posso modificar;
Coragem para modificar aquelas que posso;
e Sabedoria para conhecer a diferença entre elas.
Vivendo um dia de cada vez; Desfrutando um momento de cada vez; Aceitando que as dificuldades constituem o caminho à paz;
Aceitando, como Ele aceitou, este mundo tal como é, e não como Ele queria que fosse; Confiando que
Ele acertará tudo contanto que eu me entregue à Sua vontade; Para que eu seja razoavelmente feliz nesta vida e supremamente feliz com Ele eternamente na próxima.
Amém.


Teólogo Protestante Reinold Niebushr (1892-1971)

sexta-feira, 2 de dezembro de 2011

Natal Somos Nós !



Natal somos nós quando decidimos nascer de novo, a cada dia, nos transformando em pessoas melhores.
Somos o pinheiro de natal quando resistimos vigorosamente aos tropeços da caminhada.
Somos os enfeites de natal quando nossas boas ações e gestos de bondade, são cores que adornam.
Somos os sinos do natal quando chamamos, congregamos e procuramos unir as pessoas.
Somos luzes do natal quando simplificamos e damos soluções.
Somos presépios do natal quando nos tomamos pobres para enriquecer a todos.
Somos os anjos do natal quando cantamos ao mundo o amor e a alegria.
Somos os pastores de natal quando enchemos nossos corações vazios de amor por quem nada tem.
Somos estrelas do natal quando conduzimos alguém ao Senhor.
Somos os Reis Magos quando damos o que temos de melhor, não importando a quem.
Somos as velas do natal quando distribuímos luz e harmonia por onde passamos.
Somos Papai Noel quando criamos lindos sonhos nas mentes infantis.
Somos os presentes de natal quando somos verdadeiros amigos para todos.
Somos cartões de natal quando a bondade está escrita em nossas mãos.
Somos as missas do natal quando nos tomamos louvor, oferenda e comunhão.
Somos as ceias do natal quando saciamos de pão e de esperança, qualquer pobre do nosso lado.
Somos as festas de natal quando nos despimos do luto da tristeza e vestimos o traje da alegria.
Somos sim, a Noite Feliz do Natal, quando humilde e conscientemente, aprendemos a perdoar, estendemos a mão da amizade e sorrimos com confiança na contemplação interior de um natal perene que estabelece o Reino Deus em nós.
Obrigado Jesus! Por vossa luz, perdão e compreensão.
Feliz Natal, a todos e que em cada família reine a Paz ,a alegria e o espírito de partilha!

( Copiado da internet e modificado em 2/11/2011, por Eoní )

quarta-feira, 30 de novembro de 2011

Poema-prece de Ação de Graças


É maravilhoso, Senhor,
ter braços perfeitos,
quando há tantos mutilados !

Meus olhos perfeitos,
quando há tantos sem luz !



Minha voz que canta,
quando tantas emudeceram !


Minhas mãos que trabalham,
quando tantas mendigam!


É maravilhoso voltar para casa,
quando tantos não tem para onde ir !


É maravilhoso:
amar,viver,sorrir,sonhar !
quando há tantos que choram,
odeiam,revolvem-se em pesadelos,
morrem antes de nascer.


É maravilhoso ter Deus para crer,
quando há tantos que não têm
o consolo de uma crença.

É maravilhoso Senhor, sobretudo,
Ter tão pouco a pedir
Tanto a oferecer e agradecer.

(Michel Quoist)

Oração do Apostolo

Oração do Apostolo
Fonte: Lista Exsurge Domini
Transmissão: Taly (Bruna)



Senhor,
fazei que eu ande!
Libertai minhas pernas da preguiça,
afastai do meu corpo a vontade de acomodar-se.
Desatai meu coração das amarras
que o prendem às coisas sem importância.
Soltai meu espírito da desgraça do egoísmo
e da indiferença.
Fazei com que eu me disponha a ir ao encontro
da humanidade que ainda não achou o rumo
da salvação.

Senhor,
que eu não fique dormindo no meu barco ancorado
num mar de tranqüilidade,
que eu não fique vegetando nesta "doce vida"
de cristão convencido de possuir o "passaporte"
para o reino dos céus;
mas que eu sinta, como o apóstolo Paulo,
o desejo de andar e a inquietação missionária:
"aí de mim se não evangelizar".

Senhor,
que eu me dirija ao encontro daquele que sofre,
porque ninguém ainda lhe estendeu a mão;
ao encontro daquele que chora,
porque ninguém ainda o amou;
ao encontro daquele que caminha nas trevas,
porque ninguém lhe mostrou o caminho da luz.

Senhor,
que eu seja capaz de levar uma fatia de pão
e um copo de água:
o pão do calor humano e a água da vida.
Que em vez de maldizer, eu seja capaz de acenar
para uma luz que conduz ao bem comum.
Que eu seja capaz de ser uma esperança amiga
que desperte a fé e encaminhe as pessoas para o amor.

Senhor,
que eu ande sempre,
mas não me deixes partir sozinho e de mãos vazias.
Fazei com que eu leve comigo
o suave peso da vossa presença.
Dai-me, todos os dias, a vontade de ser alguém
a serviço do vosso amor.

Que assim seja!

segunda-feira, 24 de outubro de 2011

A Mandala: história e significado


Termo "Mandala": Traduzindo do Sânscrito, significa: "essência” + "ter" ou "conter".Também pode ser traduzida como círculo ou circunferência, totalidade, plenitude, derivando do termo tibetano “dkyil khor”.
História: De origem Hindu, este termo tem sido utilizado em diversas interpretações e religiões:
Hinduísmo: Presente no “Rigved”, um dos quatro textos sagrados do hinduísmo conhecidos como “Vedas”. Escrito aproximadamente em 1500 a 1000 anos AC, e ainda em uso, divide-se em dez livros, conhecidos como Mandalas. Enquanto figura é profusamente utilizada na decoração de templos.
Budismo: No ramo tibetano do budismo “Vajravana” as Mandalas apresentam-se na forma de pinturas de areia, tendo grande significado espiritual nos elementos decorativos utilizados e disposição dos elementos. Em qualquer vertente desta religião a Mandala é um símbolo espiritual e sagrado de busca de plenitude e auxiliar à meditação e harmonia
Judaísmo: A estrela de David é uma Mandala.
Cristianismo: É um elemento arquitectónico e decorativo que se pode encontrar em diversos templos, assumindo o termo de “rosácea” na cultura europeia.
Geometria Sagrada: A Mandala é a representação icónica dos princípios base da geometria sagrada, tese segundo a qual a geometria é a forma ordenada da criação. Todas as grandes civilizações antigas utilizavam a geometria na edificação de templos e manifestações de crenças. A título de exemplo, a estrutura das cidades incas foi concebida a partir do quadrado e circulo como elementos de disposição.
Feng Shui – Antiga prática chinesa que utiliza as leis do céu (astronomia) e da terra (geografia) como forma de melhorar a vida, recebendo “Qi” (energia/ar) positiva. Literalmente traduzido significa vento-àgua. O “Bagua” ou “pa kua” é em si uma Mandala, tal como na civilização ocidental a Rosa-dos-Ventos também o é
O que faz a Mandala? Para os comuns mortais, e independentemente de todas as interpretações espirituais e religiosas, a Mandala é um elemento decorativo atraente. Tem propriedades relaxantes. Admirar uma Mandala poderá ser um auxiliar à serenidade.
Considerando todos os princípios de todas as interpretações e condensando-os de uma forma isenta, é inegavelmente um objecto com energia positiva, como que um amuleto ou talismã. Tem, em todas as culturas, uma mística forte associada a eventos positivos e nobres, de elevação espiritual.
Como desenhar uma Mandala?
O princípio básico é o centro a partir do qual tudo se desenrola de uma forma ordenada e circular. Logo, basta desenhar um quadrado, sinalizar o centro e desenhar uma circunferência. A partir deste momento tudo o que colocar dentro do limite do círculo deve estar relacionado com o centro e serve, em última análise para desviar o olhar para o mesmo ou a partir dele.
Como escolher a Mandala:A Mandala é uma manifestação espontânea, todavia e considerando o significado de todos os elementos, podemos direccionar o que almejamos na escolha de uma Mandala. Existem duas formas elementares de escolher uma Mandala já feita de entre várias:
1 - Seleccionar a que nos agrada mais e posteriormente traduzi-la para saber o que nos está a perturbar ou que precisa de ser corrigido. A Mandala irá ajudar na obtenção do equilíbrio.
2 – Sabendo de antemão o que queremos corrigir, escolher uma Mandala que nos ajude no processo.
Tipos de Mandalas:
Existem inúmeras interpretações do significado das cores, mas no que se refere a Mandalas há alguns princípios convergentes:
Mandala do amor / Relacionamento:
Cores: Rosa Vermelho e Branco
Disposição preferencial: Colocar virada para o quarto, num local onde o sol incida por volta das 16:00h, ou por cima da cabeceira da cama.
Mandala da Prosperidade:
Cores: Vermelho, dourado, laranja, azul real (cores de opulência)
Disposição preferencial: Na sala de jantar, virada para onde está o sol perto das 9:30h da manhã
Mandala da Saúde / Harmonia:
Cores: Verde e motivos florais de qualquer cor.
Disposição preferencial: Divisão da casa que recebe os primeiros raios de sol da manhã.

domingo, 2 de outubro de 2011

Ser missionário...


Ser missionário...



... é levar Jesus ao necessitado e

colaborar com o Mestre no que for preciso

para tornar o mundo melhor.





Todos somos chamados a ser discípulos e missionários de Jesus.

Discípulo significa "aprendiz", aquele que aprende com o Mestre.

Missionário significa "enviado" no sentido de missão, ou seja, é aquele que põe em prática o que aprendeu.





Vocações Leigas

São tantos homens e mulheres, jovens e adultos, solteiros e casados que, sentindo-se membros da grande família dos filhos de Deus, assumem conscientemente o compromisso batismal de dar testemunho do Evangelho no mundo. Estão inseridos na sociedade, no mundo do trabalho e na Igreja como agentes de pastoral, onde põem a serviço dos irmãos os dons que o Espírito Santo lhes comunica. Rezemos sempre pelas vocações sacerdotais e religiosas. Mas não nos esqueçamos de rezar também pelos leigos, para que vivam a alegria de participar da construção do Reino de Deus.

Os dez Mandamentos do Missionário

1. Ter HUMILDADE para servir e acolher a todos, sem distinção (Mt 20,25-28; Lc 10,30-34).

2. Ter DISPONIBILIDADE para estar sempre a serviço do Reino de Deus (Lc 9, 57-62).

3. Ter DESPOJAMENTO para servir a Deus e aos irmãos, confiando sempre na Providência divina (Lc 9, 1-6).

4. Ter FORÇA ESPIRITUAL através de uma vida de oração (Lc 6,12; Lc 9,28-29; Mt 14,32-34).

5. Ter CORAGEM e CONFIANÇA em Deus, diante de todos os desafios para anunciar o Evangelho, anunciando as injustiças e vencendo todos os tipos de males que oprimem (Lc 4,16-19; Mt 10,28-31).

6. Buscar sempre a INSPIRAÇÃO DE DEUS para levar o amor, o carinho, a paz, o perdão e a reconciliação (Jo 14,12-13).

7. Ter CLAREZA e SABEDORIA de Deus no agir e no falar, lembrando sempre as atitudes, ações e palavras de Jesus.

8. Ter SOLIDARIEDADE e COMPANHEIRISMO para se integrar na equipe missionária (Rm 12,3-8; 1Cor 12,12-26).

9. Ter profunda COMUNHÃO COM DEUS, para que seu testemunho seja verdadeiro e coerente (Jo 15, 4-5; Mt 10,12).

10. Reconhecer a GRANDEZA DE DEUS e se alegrar pelo valor e dons que Ele dá a cada um (Lc 10, 17-21).

Fonte: O Mensageiro. Paróquia N.Sra.de Loreto. RJ.

sexta-feira, 30 de setembro de 2011

Divagando...

Não estás deprimido, estás distraído.
Distraído em relação à vida que te preenche, distraído em relação à vida que te rodeia, golfinhos, bosques, mares, montanhas, rios.
Não caias como caiu teu irmão que sofre por um único ser humano, quando existem cinco mil e seiscentos milhões no mundo. Além de tudo, não é assim tão ruim viver só. Eu fico bem, decidindo a cada instante o que desejo fazer, e graças à solidão conheço-me. O que é fundamental para viver.
Não faças o que fez teu pai, que se sente velho porque tem setenta anos, e esquece que Moisés comandou o Êxodo aos oitenta e Rubinstein interpretava Chopin com uma maestria sem igual aos noventa, para citar apenas dois casos conhecidos.

Não estás deprimido, estás distraído.
Por isso acreditas que perdeste algo, o que é impossível, porque tudo te foi dado. Não fizeste um só cabelo de tua cabeça, portanto não és dono de coisa alguma. Além disso, a vida não te tira coisas: te liberta de coisas, alivia-te para que possas voar mais alto, para que alcances a plenitude. Do útero ao túmulo, vivemos numa escola; por isso, o que chamas de problemas são apenas lições. Não perdeste coisa alguma: aquele que morre apenas está adiantado em relação a nós, porque todos vamos na mesma direção.
E não esqueças, que o melhor dele, o amor, continua vivo em teu coração.
Não existe a morte, apenas a mudança.
E do outro lado te esperam pessoas maravilhosas: Gandhi, o Arcanjo Miguel, Whitman, São Agostinho, Madre Teresa, teu avô e minha mãe, que acreditava que a pobreza está mais próxima do amor, porque o dinheiro nos distrai com coisas demais, e nos machuca, porque nos torna desconfiados.
Faz apenas o que amas e serás feliz. Aquele que faz o que ama, está benditamente condenado ao sucesso, que chegará quando for a hora, porque o que deve ser será, e chegará de forma natural. Não faças coisa alguma por obrigação ou por compromisso, apenas por amor.
Então terás plenitude, e nessa plenitude tudo é possível sem esforço, porque és movido pela força natural da vida. A mesma que me ergueu quando caiu o avião que levava minha mulher e minha filha;
a mesma que me manteve vivo quando os médicos me deram três ou quatro meses de vida.
Deus te tornou responsável por um ser humano, que és tu. Deves trazer felicidade e liberdade para ti mesmo.
E só então poderás compartilhar a vida verdadeira com todos os outros.
Lembra-te: "Amarás ao próximo como a ti mesmo".
Reconcilia-te contigo, coloca-te frente ao espelho e pensa que esta criatura que vês, é uma obra de Deus, e decide neste exato momento ser feliz, porque a felicidade é uma aquisição.
Aliás, a felicidade não é um direito, mas um dever; porque se não fores feliz, estarás levando amargura para todos os teus vizinhos.Um único homem que não possuiu talento ou valor para viver, mandou matar seis milhões de judeus, seus irmãos.
Existem tantas coisas para experimentar, e a nossa passagem pela terra é tão curta, que sofrer é uma perda de tempo.
Podemos experimentar a neve no inverno e as flores na primavera, o chocolate de Perusa, a baguette francesa, os tacos mexicanos, o vinho chileno, os mares e os rios, o futebol dos brasileiros, As Mil e Uma Noites, a Divina Comédia, Quixote, Pedro Páramo, os boleros de Manzanero e as poesias de Whitman; a música de Mahler, Mozart, Chopin, Beethoven; as pinturas de Caravaggio, Rembrandt, Velázquez, Picasso e Tamayo, entre tantas maravilhas.
E se estás com câncer ou AIDS, podem acontecer duas coisas, e ambas são positivas:
se a doença ganha, te liberta do corpo que é cheio de processos (tenho fome, tenho frio, tenho sono, tenho vontades, tenho razão, tenho dúvidas)
Se tu vences, serás mais humilde, mais agradecido... portanto, facilmente feliz, livre do enorme peso da culpa, da responsabilidade e da vaidade,
disposto a viver cada instante profundamente, como deve ser.

Não estás deprimido, estás desocupado.
Ajuda a criança que precisa de ti, essa criança que será sócia do teu filho. Ajuda os velhos e os jovens te ajudarão quando for tua vez.
Aliás, o serviço prestado é uma forma segura de ser feliz, como é gostar da natureza e cuidar dela para aqueles que virão.
Dá sem medida, e receberás sem medida.
Ama até que te tornes o ser amado; mais ainda converte-te no próprio Amor.
E não te deixes enganar por alguns homicidas e suicidas.
O bem é maioria, mas não se percebe porque é silencioso.
Uma bomba faz mais barulho que uma caricia, porém, para cada bomba que destrói há milhões de carícias que alimentam a vida.
Facundo Cabral

quarta-feira, 28 de setembro de 2011

Solidão

Solidão não é a falta de gente para conversar, namorar, passear ou fazer sexo... Isto é carência.

Solidão não é o sentimento que experimentamos pela ausência de entes queridos que não podem mais voltar... Isto é saudade.

Solidão não é o retiro voluntário que a gente se impõe, às vezes, para realinhar os pensamentos... Isto é equilíbrio.

Solidão não é o claustro involuntário que o destino nos impõe compulsoriamente para que revejamos a nossa vida. .. Isto é um princípio da natureza.

Solidão não é o vazio de gente ao nosso lado... Isto é circunstância.

Solidão é muito mais do que isto.

Solidão é quando nos perdemos de nós mesmos e procuramos em vão pela nossa alma....

Francisco Buarque de Holanda

A Primavera

A primavera chegará, mesmo que ninguém mais saiba seu nome, nem acredite no calendário, nem possua jardim para recebê-la. A inclinação do sol vai marcando outras sombras; e os habitantes da mata, essas criaturas naturais que ainda circulam pelo ar e pelo chão, começam a preparar sua vida para a primavera que chega.

Finos clarins que não ouvimos devem soar por dentro da terra, nesse mundo confidencial das raízes, — e arautos sutis acordarão as cores e os perfumes e a alegria de nascer, no espírito das flores.

Há bosques de rododendros que eram verdes e já estão todos cor-de-rosa, como os palácios de Jeipur. Vozes novas de passarinhos começam a ensaiar as árias tradicionais de sua nação. Pequenas borboletas brancas e amarelas apressam-se pelos ares, — e certamente conversam: mas tão baixinho que não se entende.

Oh! Primaveras distantes, depois do branco e deserto inverno, quando as amendoeiras inauguram suas flores, alegremente, e todos os olhos procuram pelo céu o primeiro raio de sol.

Esta é uma primavera diferente, com as matas intactas, as árvores cobertas de folhas, — e só os poetas, entre os humanos, sabem que uma Deusa chega, coroada de flores, com vestidos bordados de flores, com os braços carregados de flores, e vem dançar neste mundo cálido, de incessante luz.

Mas é certo que a primavera chega. É certo que a vida não se esquece, e a terra maternalmente se enfeita para as festas da sua perpetuação.

Algum dia, talvez, nada mais vai ser assim. Algum dia, talvez, os homens terão a primavera que desejarem, no momento que quiserem, independentes deste ritmo, desta ordem, deste movimento do céu. E os pássaros serão outros, com outros cantos e outros hábitos, — e os ouvidos que por acaso os ouvirem não terão nada mais com tudo aquilo que, outrora se entendeu e amou.

Enquanto há primavera, esta primavera natural, prestemos atenção ao sussurro dos passarinhos novos, que dão beijinhos para o ar azul. Escutemos estas vozes que andam nas árvores, caminhemos por estas estradas que ainda conservam seus sentimentos antigos: lentamente estão sendo tecidos os manacás roxos e brancos; e a eufórbia se vai tornando pulquérrima, em cada coroa vermelha que desdobra. Os casulos brancos das gardênias ainda estão sendo enrolados em redor do perfume. E flores agrestes acordam com suas roupas de chita multicor.

Tudo isto para brilhar um instante, apenas, para ser lançado ao vento, — por fidelidade à obscura semente, ao que vem, na rotação da eternidade. Saudemos a primavera, dona da vida —.

Cecília Meireles
Texto extraído do livro "Cecília Meireles - Obra em Prosa - Volume 1", Editora Nova Fronteira - Rio de Janeiro, 1998, pág. 366.

segunda-feira, 26 de setembro de 2011

SÓ TEM MULHER QUEM PODE!

SÓ TEM MULHER QUEM PODE! segundo Veríssimo: "Tenho apenas um exemplar em casa, que mantenho com muito zelo e dedicação, mas na verdade acredito que é ela quem me mantém. Mulher vive de carinho. Dê-lhe em abundância. É coisa de homem sim, e se ela não receber de você vai pegar de outro. Beijos matinais e um 'eu te amo’ no café da manhã as mantém viçosas e perfumadas durante todo o dia. Flores também fazem parte de seu cardápio – mulher que não recebe flores, murcha rapidamente e adquire traços masculinos como rispidez e brutalidade. Respeite a natureza. Você não suporta TPM? Case-se com um homem. Mulheres menstruam, choram por nada, gostam de falar do próprio dia. Não faça sombra sobre ela. Se você quiser ser um grande homem tenha uma mulher ao seu lado, nunca atrás. Assim, quando ela brilhar, você vai pegar um bronzeado. Porém, se ela estiver atrás, você vai levar um pé-na-bunda. Aceite: mulheres também têm luz própria e não dependem de nós para brilhar. O homem sábio alimenta os potenciais da parceira e os utiliza para motivar os próprios. Ele sabe que, preservando e cultivando a mulher, ele estará salvando a si mesmo. É, meu amigo, se você acha que ter mulher custa caro demais, "vire gay." Só tem mulher quem pode!" [Luiz Fernando Veríssimo

terça-feira, 20 de setembro de 2011

O Valioso Tempo dos Maduros

Contei meus anos e descobri que terei menos tempo para viver daqui para a frente do que já vivi até agora.

Tenho muito mais passado do que futuro. Sinto-me como aquele menino que recebeu uma bacia de cerejas.
As primeiras, ele chupou displicente, mas percebendo que faltam poucas, rói o caroço.
Já não tenho tempo para lidar com mediocridades. Não quero estar em reuniões onde desfilam egos inflamados. Inquieto-me com invejosos tentando destruir quem eles admiram, cobiçando seus lugares, talentos e sorte.
Já não tenho tempo para conversas intermináveis, para discutir assuntos inúteis sobre negócios, ações e vidas alheias que nem fazem parte da minha.
Já não tenho tempo para administrar melindres de pessoas, que apesar da idade cronológica, são imaturas.
Detesto fazer acareação de desafetos que brigaram pelo majestoso cargo de secretário-geral do coral. 'As pessoas não debatem conteúdos, apenas os rótulos'. Meu tempo tornou-se escasso para debater rótulos, quero a essência, minha alma tem pressa... Sem muitas cerejas na bacia, quero viver ao lado de gente humana, muito humana; que sabe rir de seus tropeços, não se encanta com triunfos, não se considera eleita antes da hora, não foge de sua mortalidade.
Caminhar perto de coisas e pessoas de verdade. O essencial faz a vida valer a pena, e para mim, basta o essencial!
Mário de Andrade (1893-1945)

ViVi

"Mas vivi!
E ainda vivo!
Não passei pela vida.
E você também não deveria passar!

Viva!!

Bom mesmo é ir à luta com determinação,
abraçar a vida com paixão,
perder com classe
e vencer com ousadia,
porque o mundo pertence a quem se atreve
e a vida é "muito" para ser insignificante. "

Augusto Branco

segunda-feira, 19 de setembro de 2011

Irena Sendler morreu... Sabes quem era?

http://pt.wikipedia.org/wiki/Irena_Sendler

Uma senhora de 98 anos chamada Irena faleceu há pouco tempo.

Durante a 2ª Guerra Mundial, Irena conseguiu uma autorização para trabalhar no Gueto de Varsóvia, como especialista de canalizações.

Mas os seus planos iam mais além.... Sabia quais eram os planos dos nazistas relativamente aos judeus (sendo alemã!)

Irena trazia crianças escondidas no fundo da sua caixa de ferramentas e levava um saco de sarapilheira na parte de trás da sua caminhoneta (para crianças de maior tamanho). Também levava na parte de trás da caminhoneta um cão a quem ensinara a ladrar aos soldados nazis quando entrava e saia do Gueto.

Claro que os soldados não queriam nada com o cão e o ladrar deste encobriria qualquer ruído que os meninos pudessem fazer.
Enquanto conseguiu manter este trabalho, conseguiu retirar e salvar cerca de 2500 crianças.

Por fim os nazistas apanharam-na e partiram-lhe ambas as pernas, braços e prenderam-na brutalmente.
Os nazis souberam dessas atividades e em 20 de Outubro de 1943; Irena Sendler foi presa pela Gestapo e levada para a infame prisão de Pawiak onde foi brutalmente torturada. Num colchão de palha encontrou uma pequena estampa de Jesus Misericordioso com a inscrição: “Jesus, em Vós confio”, e conservou-a consigo até 1979, quando a ofereceu ao Papa João Paulo II.

Ela, a única que sabia os nomes e moradas das famílias que albergavam crianças judias, suportou a tortura e negou-se a trair seus colaboradores ou as crianças ocultas. Quebraram-lhe os ossos dos pés e das pernas, mas não conseguiram quebrar a sua determinação. Foi condenada à morte. Enquanto esperava pela execução, um soldado alemão levou-a para um "interrogatório adicional". Ao sair, gritou-lhe em polaco "Corra!". No dia seguinte Irena encontrou o seu nome na lista de polacos executados. Os membros da Żegota tinham conseguido deter a execução de Irena subornando os alemães, e Irena continuou a trabalhar com uma identidade falsa.


Irena mantinha um registro com o nome de todas as crianças que conseguiu retirar do Gueto, que guardava num frasco de vidro enterrado debaixo de uma árvore no seu jardim.

Depois de terminada a guerra tentou localizar os pais que tivessem sobrevivido e reunir a família. A maioria tinha sido levada para as câmaras de gás. Para aqueles que tinham perdido os pais ajudou a encontrar casas de acolhimento ou pais adotivos.

No ano passado foi proposta para receber o Prêmio Nobel da Paz... mas não foi selecionada. Quem o recebeu foi Al Gore por uns dispositivos sobre o Aquecimento Global...

Não permitamos que alguma vez esta Senhora seja esquecida!!


Estou transportando o meu grão de areia, reenviando esta mensagem. Espero que faças o mesmo.

Passaram já mais de 60 anos, desde que terminou a 2ª Guerra Mundial na Europa. Este e-mail está a se reenviando como uma cadeia comemorativa, em memória dos 6 milhões de judeus, 20 milhões de russos, 10 milhões de cristãos e 1.900 sacerdotes católicos que foram assassinados, massacrados, violados, mortos à fome e humilhados com os povos da Alemanha e Rússia olhando para o outro lado.
Agora, mais do que nunca, com o Iraque, Irã e outros proclamando que "O Holocausto" é um mito, é imperativo assegurar que o Mundo nunca esqueça.


"A razão pela qual resgatei as crianças tem origem no meu lar, na minha infância. Fui educada na crença de que uma pessoa necessitada deve ser ajudada com o coração, sem importar a sua religião ou nacionalidade." - Irena Sendler

segunda-feira, 5 de setembro de 2011

Lições de VIDA-3- Pensamentos

1- "Todo AMOR é grande quando você o torna importante."

2- "A felicidade não é um lugar aonde chegaremos um dia. A felicidade é uma forma de vida, é uma maneira de caminhar"...

3- "A amizade é o ingrediente mais importante na receita da VIDA."

4- "As vezes procuramos a felicidade em grandes coisas e nos esquecemos que a felicidade está em enxergar as coisas simples da vida."

5- "A VIDA é como uma lenda: não importa que seja longa, mas que seja bem narrada."

6- "A vida não se mede pelo número de vezes que respiramos, mas pelos extraordinários momentos que passamos juntos."

7- "É curioso que a vida, quanto mais vazia, mais pesada."

8- "Por mais escura que seja a noite, o Sol sempre volta a nascer."

9- "Na vida aprendi que viver é ser livre, que ter amigos é necessário e que lutar é manter-se vivo..."

10- "Felicidade é ...renascer a cada dia, aperfeiçoando a essência que em nós habita."

11- "A vida é breve demais, para que a façamos pequena..."

12- "Viver não é simplesmente sorrir...É mais do que isso : é fazer alguém sorrir!"

13- "A vida é tão curta e a tarefa de vivê-la, tão difícil, que quando começamos a aprendê-la, já é hora de partir."

14- "O segredo da vida consiste em estar disposto a aproveitar a ocasião que se lhe oferece."

15-"Você é uma centelha de Luz viajando pela eternidade..."

16-SEJA FELIZ
Isso depende de você,
muito mas do que você pensa(vh)

17-Não viva para que a sua presença seja notada,
mas para que a sua falta seja sentida...Bob Marley

18-A vida é para quem topa qualquer parada. Não para quem pára em qualquer topada.Bob Marley

19-Só existem dois dias no ano que nada pode ser feito. Um se chama ontem e o outro se chama amanhã, portanto hoje é o dia certo para amar, acreditar, fazer e principalmente viver.Dalai Lama

20-Viver é a coisa mais rara do mundo. A maioria das pessoas apenas existe.
Oscar Wilde

21-As vezes ouço passar o vento; e só de ouvir o vento passar, vale a pena ter nascido. Fernando Pessoa

22- “Nunca desvalorize ninguém. Guarde cada pessoa perto do seu coração, porque um dia você pode acordar e perceber que perdeu um DIAMANTE enquanto estava muito ocupado colecionando pedras FALSAS.”


23-“O essencial faz a vida valer a pena, e para mim, basta o essencial ! “
Mário de Andrade (1893-1945)

24-"As vezes construímos sonhos em cima de grandes pessoas... O tempo passa... e descobrimos que grandes mesmo eram os sonhos e as pessoas pequenas demais para torná-los reais!"
Bob Marley

25-"Exige muito de ti e espera pouco dos outros. Assim, evitarás muitos aborrecimentos." Confúcio

26-" O UNIVERSO FUNCIONA COMO UM ESPELHO E TUDO AQUILO QUE TRANSMITIMOS, RETORNA PARA NÓS AMPLIFICADO".

27-“Quando a vida te trouxer mil razões para chorar, mostra que tens mil e uma razões para sorrir”
Facundo Cabral

28-"Deus te tornou responsável por um ser humano, que és tu.
Deves trazer felicidade e liberdade para ti mesmo. E só então poderás compartilhar a vida verdadeira com todos os outros."
Facundo Cabral

29- "A felicidade não é um direito, mas um dever; porque se não fores feliz, estarás levando amargura para todos os teus vizinhos."
Fagundo Cabral

30-"Reconcilia-te contigo, coloca-te frente ao espelho e pensa que esta criatura que vês, é uma obra de Deus, e decide neste exato momento ser feliz, porque a felicidade é uma aquisição."
Fagundo Cabral

31-"Dá sem medida, e receberás sem medida."
Fagundo Cabral

32-"O bem é maioria, mas não se percebe porque é silencioso."
Fagundo Cabral

33-"Uma bomba faz mais barulho que uma caricia, porém, para cada bomba que destrói há milhões de carícias que alimentam a vida."
Facundo Cabral

34- "O pouco com Deus é muito. O muito sem Deus é nada."












>

domingo, 4 de setembro de 2011

Oração à mim mesmo...

Oswaldo Antônio Begiato

Que eu me permita
olhar e escutar e sonhar mais.
Falar menos.
Chorar menos.
Ver nos olhos de quem me vê
a admiração que eles me têm
e não a inveja que, prepotentemente, penso que têm.
Escutar com meus ouvidos atentos
e minha boca estática,
as palavras que se fazem gestos
e os gestos que se fazem palavras.
Permitir sempre
escutar aquilo que eu não tenho
me permitido escutar.
Saber realizar
os sonhos que nascem em mim
e por mim
e comigo morrem por eu não os saber sonhos.
Então, que eu possa viver
os sonhos possíveis
e os impossíveis;
aqueles que morrem
e ressuscitam
a cada novo fruto,
a cada nova flor,
a cada novo calor,
a cada nova geada,
a cada novo dia.
Que eu possa sonhar o ar,
sonhar o mar,
sonhar o amar,
sonhar o amalgamar.
Que eu me permita o silêncio das formas,
dos movimentos,
do impossível,
da imensidão de toda profundeza.
Que eu possa substituir minhas palavras
pelo toque,
pelo sentir,
pelo compreender,
pelo segredo das coisas mais raras,
pela oração mental
(aquela que a alma cria e
que só ela, alma, ouve
e só ela, alma, responde).
Que eu saiba dimensionar o calor,
experimentar a forma,
vislumbrar as curvas,
desenhar as retas,
e aprender o sabor da exuberância
que se mostra
nas pequenas manifestações
da vida.
Que eu saiba reproduzir na alma a imagem
que entra pelos meus olhos
fazendo-me parte suprema da natureza,
criando-me
e recriando-me a cada instante.
Que eu possa chorar menos de tristeza
e mais de contentamentos.
Que meu choro não seja em vão,
que em vão não sejam
minhas dúvidas.
Que eu saiba perder meus caminhos
mas saiba recuperar meus destinos
com dignidade.
Que eu não tenha medo de nada,
principalmente de mim mesmo:
- Que eu não tenha medo de meus medos!
Que eu adormeça
toda vez que for derramar lágrimas inúteis,
e desperte com o coração cheio de esperanças.
Que eu faça de mim um homem sereno
dentro de minha própria turbulência,
sábio dentro de meus limites
pequenos e inexatos,
humilde diante de minhas grandezas
tolas e ingênuas
(que eu me mostre o quanto são pequenas
minhas grandezas
e o quanto é valiosa
minha pequenez).
Que eu me permita ser mãe,
ser pai,
e, se for preciso,
ser órfão.
Permita-me eu ensinar o pouco que sei
e aprender o muito que não sei,
traduzir o que os mestres ensinaram
e compreender a alegria
com que os simples traduzem suas experiências;
respeitar incondicionalmente
o ser;
o ser por si só,
por mais nada que possa ter além de sua essência,
auxiliar a solidão de quem chegou,
render-me ao motivo de quem partiu
e aceitar a saudade de quem ficou.
Que eu possa amar
e ser amado.
Que eu possa amar mesmo sem ser amado,
fazer gentilezas quando recebo carinhos;
fazer carinhos mesmo quando não recebo
gentilezas.
Que eu jamais fique só,
mesmo quando
eu me queira só.
Amém.





Bênção de viver...



Trabalhe como se fosse seu primeiro dia, estude sempre!
Perdoe rapidamente
Beije demoradamente, ame verdadeiramente
nunca deixe de sorrir.
Abençoe o dinheiro, para que o dinheiro seja sempre abençoado e na medida que necessitas.
Agradeça a Deus por tudo, mesmo que lhe parece pouco agradável, na verdade, não sabemos realmente do que precisamos...
A vida pode não ser a festa que esperamos
mas enquanto estamos aqui, devemos sorrir e agradecer, festejar a benção de viver...
(Autor desconhecido)

sexta-feira, 19 de agosto de 2011

Viver

"Viver, não é doar um pouco . . .É doar sempre.
Não é apenas suportar a ofensa. . .É esquecê-la.
Não é compadecer . . .
É ajudar, mesmo que isso se torne incômodo.
Viver, não é simplesmente sorrir. . .
É mais do que isso,
É fazer alguém sorrir.
Viver, não é medir sua ajuda,
É ajudar sem medir.
Não é ajudar somente quem está perto,
Mas estar sempre perto para ajudar.
Quem realmente vive e ama, não faz o que pode. . Faz o impossível.
Viver é sempre dizer aos outros que eles são importantes,
Que nós o amamos, porque um dia eles se vão
e ficamos com a nítida impressão de que não o amamos o suficiente.
VIVA . . .
Ame as pessoas ao seu redor,
diga-lhes o quanto elas significam para você,
perceba que a felicidade é uma coisa tão simples,
que você pode alcançá-la num só gesto,
Desde que esse gesto transmita tudo de bom que existe em você.
Desde que signifique SINCERIDADE
Desde que demonstre AMOR."

"Ame as pessoas como se não houvesse amanhã ...."

quarta-feira, 10 de agosto de 2011

"Eu sou guardião do território de mim mesmo... e é com a graça de Deus que faço a vigia deste território."

Pe. Fábio de Mello

( programa Direção Espiritual, da Canção Nova

Ser Feliz...

Posso ter defeitos, viver ansioso e ficar irritado algumas vezes,
mas não esqueço de que minha vida é a maior empresa do mundo.
E que posso evitar que ela vá a falência.
Ser feliz é reconhecer que vale a pena viver apesar de todos os desafios,incompreensões e períodos de crise.
Ser feliz é deixar de ser vítima dos problemas e
se tornar um autor da própria história.
É atravessar desertos fora de si, mas ser capaz de encontrar
um oásis no recôndito da sua alma .
É agradecer a Deus a cada manhã pelo milagre da vida.
Ser feliz é não ter medo dos próprios sentimentos..
É saber falar de si mesmo.
É ter coragem para ouvir um 'não'.
É ter segurança para receber uma crítica, mesmo que injusta.

Pedras no caminho?
Guardo todas, um dia vou construir um castelo...

(Fernando Pessoa)


DIVAGANDO sobre o PROFESSOR...


Jô Soares

O material escolar mais barato que existe na praça é o professor!
Se é jovem, não tem experiência. Se é velho, está superado. Se não tem automóvel, é um pobre coitado. Se tem automóvel, chora de "barriga cheia'. Se fala em voz alta, vive gritando. Se fala em tom normal, ninguém escuta. Se não falta ao colégio, é um 'caxias'. Se precisa faltar, é um 'turista'. Se conversa com os outros professores, está 'malhando' os alunos. Se Não conversa, é um desligado. Se dá muita matéria, não tem dó do aluno. Se dá pouca matéria, não prepara os alunos. Se brinca com a turma, é metido a engraçado. Se não brinca com a turma, é um chato. Se chama a atenção, é um grosso. Se não chama a atenção, não sabe se impor. Se a prova é longa, não dá tempo. Se aprova é curta, tira as chances do aluno. Se escreve muito, não explica. Se explica muito, o caderno não tem nada. Se fala corretamente, ninguém entende. Se fala a 'língua' do aluno, não tem vocabulário. Se exige, é rude. Se elogia, é debochado. Se o aluno é reprovado, é perseguição. Se o aluno é aprovado, deu 'mole'.
É, o professor está sempre errado, mas, se conseguiu ler até aqui, agradeça a ele!



ESTAMOS EM 2011, NADA MUDOU !! .





terça-feira, 2 de agosto de 2011

A Fábula do Porco-Espinho.

A Fábula do Porco-Espinho.


Durante a era glacial, muitos animais morriam por causa do frio.
Os porcos-espinhos, percebendo a situação, resolveram se juntar em grupos, assim se agasalhavam e se protegiam mutuamente, mas os espinhos de cada um feriam os companheiros mais próximos, justamente os que ofereciam mais calor.
Por isso decidiram se afastar uns dos outros e começaram de novo a morrer congelados.
Então precisaram fazer uma escolha: ou desapareciam da Terra ou aceitavam os espinhos dos companheiros.
Com sabedoria, decidiram voltar a ficar juntos.
Aprenderam assim a conviver com as pequenas feridas que a relação com o próximo podia causar, já que o mais importante era o calor do outro.
E assim sobreviveram.

segunda-feira, 1 de agosto de 2011

Tributo a meu Pai

Meu Pai...
Nome oficial:Waldemar Baptista de Deus
Conhecido por muitos como: Valdemar Rocha
Pequeno produtor rural e mini pecuarista, cultivava suas terrinhas plantando milho, mandioca, melancia e acácia negra. Criava umas vacas leiteiras, tirava leite e a mãe fazia queijo p/ reforçar a renda...criava porcos e galinhas...

Meu pai, na sua simplicidade, ajudou a construir a história de nossa comunidade e de nosso município, aliás, mudou a história de nossa comunidade, doando um terreno dentro de suas terras, p/ que fosse construído uma escola, e: duas filhas professoras primárias...Depois foi até a sede do município de São Sebastião do Caí, distante uns 35 km..., solicitar ao prefeito que construísse uma escola p/ atender as necessidades das crianças de seus vizinhos que não tinham onde frequentar a escola. Então foi construída em suas terras, uma "brizoleta",anos 60, e que continua atendendo as crianças até hoje.Lutou pela emancipação de Portão, de S.S. do Caí o que aconteceu em:9 de Outubro de 1963, através de um plebiscito popular.
Na política era "trabalhista", da oposição...tendo como líderes: Getúlio Vargas ( para ele, o melhor presidente que o Brasil já teve...) e Brizola ( que ele sonhava ver presidente...)
Meu pai cursou até o 3ºano do primário, na escola do prof. Júlio Rocha que costumava dizer a seus alunos: "Você é mais burro que o meu cavalo tubiano!"...Ele escrevia em "lousa" (uma espécie de caderno de pedra preta, que conheci), lia num "manuscrito", tipo de livro escrito à mão e era castigado com "palmatória"Meu pai adorava contar "causos",ir às "Carreiras"( corrida de cavalo em cancha reta), comer um churrasco de costela gorda com bastante farinha de mandioca e tomar um bom chi marrão( levantava cedo,lá pelas 5 da manhã, só para tomar seu chimrrão, antes de ir "tirar" o leite das vacas...)
Seu maior orgulho era ter feito parte da "Comissão construtora da igreja de Nossa Senhora do Perpétuo Socorro", na localidade de Socorro, distante 4km de Fazenda das Palmas, onde morávamos. E de ter ido buscar a imagem da Santa de carreta de bois, a vários km de distância...(ele falava que a imagem tinha vindo de Portugal, de navio).
Meu pai me alfabetizou, me fazendo decorar o ABC, sentada em seus joelhos e depois me ensinou a ler em uma "cartilha antiga que tinha pertencido à minha irmã ( 8 anos + velha), me "tomava" a tabuada e os "noves fora"...
Ele sempre tinha um cão amigo que chamava de:"Respeito", "Paquete", "Cruzeiro","Macaco","Tupã"...
Meu pai nasceu em 22/06/1.910. Se fosse vivo estaria com 101 anos...
Era filho de : Belo Baptista de Deus e Maria das Dores do Nascimento de Deus
Com 1 ano e 3 meses de idade ficou órfão de pai e mãe, então foi adotado pelo casal:
Alfredo Olímpio de Souza ( +conhecido por Sinhô Rocha )e Maria Cristina Fernandes de Souza. Teve dois irmãos: João de Deus Batista Líbano e Garibalde Batista Líbano, mas só se conheceram depois de casados, pois meu pai foi criado em Fazenda das Palmas, que pertencia ao mun. de S.S. do Caí e seus irmãos em Porto Alegre...
Ele faleceu em 27/07/2.001.
Meu pai, nesta homenagem fica o meu respeito, minha admiração, meu carinho e minha saudade...
Tua filha :Eoní de Deus da Rosa, a "baiana"...( Portão, agosto de 2.011)

quinta-feira, 28 de julho de 2011

O SEGREDO PARA SER FELIZ

O SEGREDO PARA SER FELIZ
Há muitos e muitos anos, vivia na Índia um sábio, de quem se dizia que guardava em um cofre encantado, um grande segredo, que o fazia ser vencedor em todos os aspectos da vida, e por isso se considerava o homem mais feliz do mundo.
Muitos reis, com inveja, ofereceram a ele poder e dinheiro pelo cofre, e até tentaram roubá-lo, mas em vão. Quanto mais eles queriam o cofre, mais infelizes se tornavam, pois a inveja não os deixava viver. Assim os anos foram-se passando, e o sábio era cada dia mais feliz.
Um dia, um menino chegou até o sábio e disse-lhe: - Também gostaria de ser sábio como o senhor. Por que não me ensina o que devo fazer para conseguir a felicidade?
O sábio, ao ver a simplicidade e pureza do menino, disse-lhe:
- Eu vou te ensinar o segredo da felicidade.
- Venha comigo e preste bastante atenção. Na verdade, são dois os cofres onde guardo o segredo para ser feliz. Os nomes dos cofres são mente e coração, e o grande segredo, não é nada mais, nada menos, do que uma série de passos que você deve seguir por toda a vida..
O primeiro passo é saber que existe a PRESENÇA DE DEUS em todas as coisas da vida; portanto deves amá-lO e dar graças a Ele, por tudo o que tens.
O segundo passo é que deves amar a ti mesmo, e todos os dias, ao levantar e deitar, deves afirmar: eu sou importante, eu sou capaz, eu tenho valor, eu sou inteligente, eu sou carinhoso, eu espero muito de mim, e não há obstáculo que eu não possa vencer. Isto se chama AUTO ESTIMA.
Terceiro passo - Você deve pôr em prática todas as suas afirmações. Por exemplo, se você se acha inteligente, deve agir com inteligência; se você crê que é capaz, faça o que se propôs fazer. Se você ainda não estabeleceu metas em sua vida, trate de estabelecê-las e lute por elas, até conseguir atingi-las. Este passo se chama MOTIVAÇÃO.
O quarto passo consiste em NÃO TER INVEJA DE NINGUÉM, seja pelo que os outros possuam, ou pelo que são. Eles já alcançaram a sua meta. Agora, lute você por alcançar a sua.
O quinto passo é que não deve GUARDAR RANCOR em seu coração, contra ninguém. Este sentimento não te fará feliz. Deixe que as leis de Deus façam justiça. PERDOE E ESQUEÇA.
Sexto Passo. Não deves pegar o que não é seu. Lembre-se que de acordo com as leis da natureza, amanhã será tirado de você algo de maior valor.
O sétimo passo é: NÃO MALTRATES A NINGUÉM. Todos os seres criados têm direito ao respeito, amor e carinho.
E por último... acorde sempre com um sorriso nos lábios, observe ao teu redor e descubra o lado bom e bonito de cada coisa. Pense em quão afortunado você é, em ter tudo o que tem, e ajude ao próximo, sem esperar recompensa.
Olhe as pessoas e descubra nelas qualidades, e dê também a elas o segredo para serem vencedoras, porque só assim todos poderemos ser MUITO FELIZES!!!

autor: Samuel Arango

A travessia do caminho...

Impossível atravessar a vida...
Sem que um trabalho saia mal feito, sem que uma amizade cause decepção, sem padecer com alguma doença.
Impossível atravessar a vida...
Sem que um amor nos abandone, sem perder um ente querido, sem se enganar em um negócio.
Esse é o custo de viver.
O importante não é o que acontece, mas, como você reage.
Você cresce...
Quando não perde a esperança, nem diminui a vontade, nem perde a fé.
Quando aceita a realidade e tem orgulho de vivê-la.
Você cresce...
Quando aceita seu destino, e mesmo assim, tem garra para mudá-lo.
Quando aceita o que ficou para trás, construindo o que tem pela frente e planejando o que está por vir.
Cresce quando se supera, se valoriza e sabe dar frutos.
Cresce quando abre caminho, assimila experiências, e semeia raízes.
Cresce quando se impõe metas sem se importar com comentários, nem julgamentos.
Cresce quando dá exemplos, sem se importar com o desdém, quando você cumpre com seu trabalho.
Cresce quando é forte de caráter, sustentado por sua formação, sensível por temperamento, e humano por natureza!
Cresce quando enfrenta o inverno mesmo que perca as folhas.
Cresce quando colhe flores mesmo que tenham espinhos.
Cresce quando marca o caminho mesmo que se levante o pó.
Cresce quando é capaz de lidar com resíduos de ilusões.
Cresce quando é capaz de perfumar-se com flores, e elevar-se por amor!
Cresce ajudando a seus semelhantes, conhecendo a si mesmo e dando à vida mais do que recebe.
E assim se cresce…

sábado, 23 de julho de 2011

"BONS AMIGOS

"Abençoados os que possuem amigos, os que os têm sem pedir.
Porque amigo não se pede, não se compra, nem se vende.
Amigo a gente sente!

Benditos os que sofrem por amigos, os que falam com o olhar.
Porque amigo não se cala, não questiona, nem se rende.
Amigo a gente entende!

Benditos os que guardam amigos, os que entregam o ombro pra chorar.
Porque amigo sofre e chora.
Amigo não tem hora pra consolar!

Benditos sejam os amigos que acreditam na tua verdade ou te apontam a realidade.
Porque amigo é a direção.
Amigo é a base quando falta o chão!"

Machado de Assis

Amigo

"Amigo é quem te dá um pedacinho do chão, quando é de terra firme que você precisa. Ou um pedacinho do céu, se é o sonho que te faz falta."

Equívocos humanos

Conta-se que havia um tempo em que Deus e os seres humanos conviviam numa relação muito próxima, a ponto de a criatura de ter a liberdade de fazer questionamentos ao Criador. Em determinado dia, o ser humano questionou Deus a respeito da seguinte questão: “Deus, você fez tudo tão perfeito! Em tudo há uma lógica. Tudo acontece de maneira tão ordenada. Mas tem uma imperfeição na sua criação. Aliás, não entendo como você conseguiu fazer algo tão imperfeito. Logo você, sendo Deus!”

“Como assim? O que, aos seus olhos, não está correto?” – perguntou Deus.

“O tempo. Eu cultivo a terra. Faço plantações, mas o tempo nem sempre colabora. Uma vez tem sol demais e seca as plantas. Outra vez há excesso de chuvas. Outra vez vêm temporais, ventanias. Outra vez vem frio ou então vem calor. O tempo é realmente imperfeito!”

“O que você sugere?” – Indagou Deus. “Ora, ponha alguém que entenda de tempo!”

E Deus chamou a mãe natureza e lhe disse que a partir daquele momento não mais cuidaria do tempo. O ser humano é quem faria isso.

E passou um ano. Um ano do melhor clima possível. Havia sol, mas não em demasia. Havia chuvas, na medida certa. O vento era sempre uma suave brisa, refrescante. E o ser humano plantou milho. O milharal era excepcional.

E Deus veio fazer uma visita. O ser humano, orgulhoso, foi mostrar para Deus o resultado de seu esforço e pegou uma espiga, descascou... e nada! O clima nunca antes esteve tão perfeito! Como poderia o milho não ter produzido?

“É que as plantas são parecidas com vocês, seres humanos. Quando têm dificuldades, adquirem consistência. Você pensa que temporais e variações são para simplesmente satisfazer a minha vontade de Criador? Não! É que vocês necessitam de adversidades. Faz parte do ser de vocês!”

Tudo na natureza tem a sua função, inclusive o vento para espalhar o pólen. Possivelmente estejam na natureza algumas evidências mais marcantes da sabedoria divina.

(Osvino Toillier)

Dia do AMIGO = 20 de Julho

Dia do AMIGO = 20 de Julho
Relembrando:

DIA DO AMIGO

O Dia Internacional do AMIGO foi adotado em Buenos Aires, na Argentina.

A data foi criada pelo argentino Enrique Ernesto Febbraro. Ele se inspirou na chegada do Homem à Lua, em 20 de Julho de 1969, considerando uma oportunidade de se fazer Amigos em outras partes do Universo.

Assim, divulgou o lema "Meu Amigo é meu Mestre, meu Discípulo e meu Companheiro".

Aos poucos a data foi sendo adotada em outros países e hoje, em quase todo o mundo, o dia 20 de julho é o Dia do Amigo.

*Lucidez de um Pastor *

*Lucidez de um Pastor *
>
> *O jovem Pastor **Ed René Kivitz** lançando um de seus livros.
>
> Parece mentira, mas foi verdade. No dia 1°/Abr/2010, o elenco do Santos,
atual campeão paulista de futebol, foi a uma instituição que abriga
trinta e quatro pessoas. O objetivo era distribuir ovos de Páscoa para
crianças e adolescentes, a maioria com paralisia cerebral.
>
> Ocorreu que boa parte dos atletas não saiu do ônibus que os levou.
>
> Entre estes, Robinho (26a), Neymar (18a), Ganso (21a), Fábio Costa
(32a), Durval (29a), Léo
> (24a), Marquinhos (28a) e André (19a), todos ídolos muito aguardados.
>
> O motivo teria sido religioso. A instituição era o Lar Espírita
Mensageiros da Luz, de Santos-SP, cujo lema é Assistência à Paralisia
Cerebral.
>
> Visivelmente constrangido, o técnico Dorival Jr. tentou convencer o
grupo a participar da ação de caridade. Posteriormente, o Santos
informou que os jogadores não entraram no local simplesmente porque não
quiseram.
>
> Dentro da instituição, os outros jogadores participaram da doação dos
600 ovos, entre eles, Felipe (22a), Edu Dracena (29a), Arouca (23a),
Pará (24a) e Wesley (22a), que conversaram e brincaram com as crianças.
>
> Eis que o escritor, conferencista e Pastor (com "P" maiúsculo) ED RENÉ
KIVITZ, da Igreja Batista de Água Branca (São Paulo), fez uma análise
profunda sobre o ocorrido e escreveu o texto abaixo que tenho o prazer
de compartilhar.
> ____________ _________ _________ _________*
> *No Brasil, futebol é religião (por Ed René Kivitz)
>
> Os meninos da Vila pisaram na bola. Mas prefiro sair em sua defesa. Eles
não erraram sozinhos. Fizeram a cabeça deles. O mundo religioso é mestre
em fazer a cabeça dos outros. Por isso, cada vez mais me convenço que o
Cristianismo implica a superação da religião, e cada vez mais me dedico
a pensar nas categorias da espiritualidade, em detrimento das categorias
da religião.
>
> A religião está baseada nos ritos, dogmas e credos, tabus e códigos
morais de cada tradição de fé.
> A espiritualidade está fundamentada nos conteúdos universais de todas e
cada uma das tradições de fé.
>
> Quando você começa a discutir quem vai para céu e quem vai para o
inferno; ou se Deus é a favor ou contra à prática do homossexualismo; ou
mesmo se você tem que subir uma escada de joelhos ou dar o dízimo na
igreja para alcançar o favor de Deus, você está discutindo religião.
Quando você começa a discutir se o correto é a reencarnação ou a
ressurreição, a teoria de Darwin ou a narrativa do Gênesis, e se o livro
certo é a Bíblia ou o Corão, você está discutindo religião. Quando você
fica perguntando se a instituição social é espírita kardecista,
evangélica, ou católica, você está discutindo religião.
>
> O problema é que toda vez que você discute religião você afasta as
pessoas umas das outras, promove o sectarismo e a intolerância. A
religião coloca de um lado os adoradores de Allá, de outro os adoradores
de Yahweh, e de outro os adoradores de Jesus. Isso sem falar nos
adoradores de Shiva, de Krishna e devotos do Buda, e por aí vai.
> E cada grupo de adoradores deseja a extinção dos outros, ou pela
conversão à sua religião, o que faz com que os outros deixem de existir
enquanto outros e se tornem iguais a nós, ou pelo extermínio através do
assassinato em nome de Deus, ou melhor, em nome de um deus, com d
minúsculo, isto é, um ídolo que pretende se passar por Deus.
>
> Mas, quando você concentra sua atenção e ação, sua práxis, em valores
como reconciliação, perdão, misericórdia, compaixão, solidariedade, amor
e caridade, você está no horizonte da espiritualidade, comum a todas as
tradições religiosas. E quando você está com o coração cheio de
> espiritualidade, e não de religião, você promove a justiça e a paz. Os
valores espirituais agregam pessoas, aproxima os diferentes, faz com que
os discordantes no mundo das crenças se deem as mãos no mundo da busca
de superação do sofrimento humano, que a todos nós humilha e iguala,
independentemente de raça, gênero, e inclusive religião.
>
> Em síntese, quando você vive no mundo da religião, você fica no ônibus.
Quando você vive no mundo da espiritualidade que a sua religião ensina
ou pelo menos deveria ensinar, você desce do ônibus e dá um ovo de
páscoa para uma criança que sofre a tragédia e miséria de uma paralisia
mental.** **
> Ed René Kivitz, cristão, pastor evangélico e santista desde pequenininho.*
>

segunda-feira, 25 de abril de 2011

Para PENSAR !!!

" Tudo o que você resiste, persiste".

Madre Tereza de Calcutá não participava de reuniões anti-guerra, só a favor da Paz.

Fixe sua atenção apenas no que você deseja vivenciar. Somos energia forte.
Jamais enfatize que você é contra alguma coisa, porque você a atrai.
Não lute cotra a fome, mas a favor de que todos tenham o que comer."

quinta-feira, 31 de março de 2011

VIVER !...

"Viver não é compadecer... É ajudar, mesmo que isso se torne incômodo. Viver não é simplesmente sorrir... É mais do que isso: é fazer alguém sorrir. Viver, não é medir sua ajuda... É ajudar sem medir. Não é ajudar somente quem está perto, mas estar sempre perto para ajudar. Viva... ...e perceba que a felicidade é uma coisa tão simples , que você pode alcançá-la num só gesto, desde que este gesto transmita tudo de bom que existe em você...Desde que signifique sinceridade! Desde que demonstre Amor!"

Texto de Clícia Pavan

quinta-feira, 24 de fevereiro de 2011

Novo Ano: 2.011 ! - seja bem-vindo !

Ano Novo ! Uma nova grande página em branco que pretendo escrever dia após dia com entusiasmo e alegria...