segunda-feira, 24 de outubro de 2011
A Mandala: história e significado
Termo "Mandala": Traduzindo do Sânscrito, significa: "essência” + "ter" ou "conter".Também pode ser traduzida como círculo ou circunferência, totalidade, plenitude, derivando do termo tibetano “dkyil khor”.
História: De origem Hindu, este termo tem sido utilizado em diversas interpretações e religiões:
Hinduísmo: Presente no “Rigved”, um dos quatro textos sagrados do hinduísmo conhecidos como “Vedas”. Escrito aproximadamente em 1500 a 1000 anos AC, e ainda em uso, divide-se em dez livros, conhecidos como Mandalas. Enquanto figura é profusamente utilizada na decoração de templos.
Budismo: No ramo tibetano do budismo “Vajravana” as Mandalas apresentam-se na forma de pinturas de areia, tendo grande significado espiritual nos elementos decorativos utilizados e disposição dos elementos. Em qualquer vertente desta religião a Mandala é um símbolo espiritual e sagrado de busca de plenitude e auxiliar à meditação e harmonia
Judaísmo: A estrela de David é uma Mandala.
Cristianismo: É um elemento arquitectónico e decorativo que se pode encontrar em diversos templos, assumindo o termo de “rosácea” na cultura europeia.
Geometria Sagrada: A Mandala é a representação icónica dos princípios base da geometria sagrada, tese segundo a qual a geometria é a forma ordenada da criação. Todas as grandes civilizações antigas utilizavam a geometria na edificação de templos e manifestações de crenças. A título de exemplo, a estrutura das cidades incas foi concebida a partir do quadrado e circulo como elementos de disposição.
Feng Shui – Antiga prática chinesa que utiliza as leis do céu (astronomia) e da terra (geografia) como forma de melhorar a vida, recebendo “Qi” (energia/ar) positiva. Literalmente traduzido significa vento-àgua. O “Bagua” ou “pa kua” é em si uma Mandala, tal como na civilização ocidental a Rosa-dos-Ventos também o é
O que faz a Mandala? Para os comuns mortais, e independentemente de todas as interpretações espirituais e religiosas, a Mandala é um elemento decorativo atraente. Tem propriedades relaxantes. Admirar uma Mandala poderá ser um auxiliar à serenidade.
Considerando todos os princípios de todas as interpretações e condensando-os de uma forma isenta, é inegavelmente um objecto com energia positiva, como que um amuleto ou talismã. Tem, em todas as culturas, uma mística forte associada a eventos positivos e nobres, de elevação espiritual.
Como desenhar uma Mandala?
O princípio básico é o centro a partir do qual tudo se desenrola de uma forma ordenada e circular. Logo, basta desenhar um quadrado, sinalizar o centro e desenhar uma circunferência. A partir deste momento tudo o que colocar dentro do limite do círculo deve estar relacionado com o centro e serve, em última análise para desviar o olhar para o mesmo ou a partir dele.
Como escolher a Mandala:A Mandala é uma manifestação espontânea, todavia e considerando o significado de todos os elementos, podemos direccionar o que almejamos na escolha de uma Mandala. Existem duas formas elementares de escolher uma Mandala já feita de entre várias:
1 - Seleccionar a que nos agrada mais e posteriormente traduzi-la para saber o que nos está a perturbar ou que precisa de ser corrigido. A Mandala irá ajudar na obtenção do equilíbrio.
2 – Sabendo de antemão o que queremos corrigir, escolher uma Mandala que nos ajude no processo.
Tipos de Mandalas:
Existem inúmeras interpretações do significado das cores, mas no que se refere a Mandalas há alguns princípios convergentes:
Mandala do amor / Relacionamento:
Cores: Rosa Vermelho e Branco
Disposição preferencial: Colocar virada para o quarto, num local onde o sol incida por volta das 16:00h, ou por cima da cabeceira da cama.
Mandala da Prosperidade:
Cores: Vermelho, dourado, laranja, azul real (cores de opulência)
Disposição preferencial: Na sala de jantar, virada para onde está o sol perto das 9:30h da manhã
Mandala da Saúde / Harmonia:
Cores: Verde e motivos florais de qualquer cor.
Disposição preferencial: Divisão da casa que recebe os primeiros raios de sol da manhã.
domingo, 2 de outubro de 2011
Ser missionário...
Ser missionário...
... é levar Jesus ao necessitado e
colaborar com o Mestre no que for preciso
para tornar o mundo melhor.
Todos somos chamados a ser discípulos e missionários de Jesus.
Discípulo significa "aprendiz", aquele que aprende com o Mestre.
Missionário significa "enviado" no sentido de missão, ou seja, é aquele que põe em prática o que aprendeu.
Vocações Leigas
São tantos homens e mulheres, jovens e adultos, solteiros e casados que, sentindo-se membros da grande família dos filhos de Deus, assumem conscientemente o compromisso batismal de dar testemunho do Evangelho no mundo. Estão inseridos na sociedade, no mundo do trabalho e na Igreja como agentes de pastoral, onde põem a serviço dos irmãos os dons que o Espírito Santo lhes comunica. Rezemos sempre pelas vocações sacerdotais e religiosas. Mas não nos esqueçamos de rezar também pelos leigos, para que vivam a alegria de participar da construção do Reino de Deus.
Os dez Mandamentos do Missionário
1. Ter HUMILDADE para servir e acolher a todos, sem distinção (Mt 20,25-28; Lc 10,30-34).
2. Ter DISPONIBILIDADE para estar sempre a serviço do Reino de Deus (Lc 9, 57-62).
3. Ter DESPOJAMENTO para servir a Deus e aos irmãos, confiando sempre na Providência divina (Lc 9, 1-6).
4. Ter FORÇA ESPIRITUAL através de uma vida de oração (Lc 6,12; Lc 9,28-29; Mt 14,32-34).
5. Ter CORAGEM e CONFIANÇA em Deus, diante de todos os desafios para anunciar o Evangelho, anunciando as injustiças e vencendo todos os tipos de males que oprimem (Lc 4,16-19; Mt 10,28-31).
6. Buscar sempre a INSPIRAÇÃO DE DEUS para levar o amor, o carinho, a paz, o perdão e a reconciliação (Jo 14,12-13).
7. Ter CLAREZA e SABEDORIA de Deus no agir e no falar, lembrando sempre as atitudes, ações e palavras de Jesus.
8. Ter SOLIDARIEDADE e COMPANHEIRISMO para se integrar na equipe missionária (Rm 12,3-8; 1Cor 12,12-26).
9. Ter profunda COMUNHÃO COM DEUS, para que seu testemunho seja verdadeiro e coerente (Jo 15, 4-5; Mt 10,12).
10. Reconhecer a GRANDEZA DE DEUS e se alegrar pelo valor e dons que Ele dá a cada um (Lc 10, 17-21).
Fonte: O Mensageiro. Paróquia N.Sra.de Loreto. RJ.
2. Ter DISPONIBILIDADE para estar sempre a serviço do Reino de Deus (Lc 9, 57-62).
3. Ter DESPOJAMENTO para servir a Deus e aos irmãos, confiando sempre na Providência divina (Lc 9, 1-6).
4. Ter FORÇA ESPIRITUAL através de uma vida de oração (Lc 6,12; Lc 9,28-29; Mt 14,32-34).
5. Ter CORAGEM e CONFIANÇA em Deus, diante de todos os desafios para anunciar o Evangelho, anunciando as injustiças e vencendo todos os tipos de males que oprimem (Lc 4,16-19; Mt 10,28-31).
6. Buscar sempre a INSPIRAÇÃO DE DEUS para levar o amor, o carinho, a paz, o perdão e a reconciliação (Jo 14,12-13).
7. Ter CLAREZA e SABEDORIA de Deus no agir e no falar, lembrando sempre as atitudes, ações e palavras de Jesus.
8. Ter SOLIDARIEDADE e COMPANHEIRISMO para se integrar na equipe missionária (Rm 12,3-8; 1Cor 12,12-26).
9. Ter profunda COMUNHÃO COM DEUS, para que seu testemunho seja verdadeiro e coerente (Jo 15, 4-5; Mt 10,12).
10. Reconhecer a GRANDEZA DE DEUS e se alegrar pelo valor e dons que Ele dá a cada um (Lc 10, 17-21).
Fonte: O Mensageiro. Paróquia N.Sra.de Loreto. RJ.
Assinar:
Postagens (Atom)
