sexta-feira, 19 de agosto de 2011

Viver

"Viver, não é doar um pouco . . .É doar sempre.
Não é apenas suportar a ofensa. . .É esquecê-la.
Não é compadecer . . .
É ajudar, mesmo que isso se torne incômodo.
Viver, não é simplesmente sorrir. . .
É mais do que isso,
É fazer alguém sorrir.
Viver, não é medir sua ajuda,
É ajudar sem medir.
Não é ajudar somente quem está perto,
Mas estar sempre perto para ajudar.
Quem realmente vive e ama, não faz o que pode. . Faz o impossível.
Viver é sempre dizer aos outros que eles são importantes,
Que nós o amamos, porque um dia eles se vão
e ficamos com a nítida impressão de que não o amamos o suficiente.
VIVA . . .
Ame as pessoas ao seu redor,
diga-lhes o quanto elas significam para você,
perceba que a felicidade é uma coisa tão simples,
que você pode alcançá-la num só gesto,
Desde que esse gesto transmita tudo de bom que existe em você.
Desde que signifique SINCERIDADE
Desde que demonstre AMOR."

"Ame as pessoas como se não houvesse amanhã ...."

quarta-feira, 10 de agosto de 2011

"Eu sou guardião do território de mim mesmo... e é com a graça de Deus que faço a vigia deste território."

Pe. Fábio de Mello

( programa Direção Espiritual, da Canção Nova

Ser Feliz...

Posso ter defeitos, viver ansioso e ficar irritado algumas vezes,
mas não esqueço de que minha vida é a maior empresa do mundo.
E que posso evitar que ela vá a falência.
Ser feliz é reconhecer que vale a pena viver apesar de todos os desafios,incompreensões e períodos de crise.
Ser feliz é deixar de ser vítima dos problemas e
se tornar um autor da própria história.
É atravessar desertos fora de si, mas ser capaz de encontrar
um oásis no recôndito da sua alma .
É agradecer a Deus a cada manhã pelo milagre da vida.
Ser feliz é não ter medo dos próprios sentimentos..
É saber falar de si mesmo.
É ter coragem para ouvir um 'não'.
É ter segurança para receber uma crítica, mesmo que injusta.

Pedras no caminho?
Guardo todas, um dia vou construir um castelo...

(Fernando Pessoa)


DIVAGANDO sobre o PROFESSOR...


Jô Soares

O material escolar mais barato que existe na praça é o professor!
Se é jovem, não tem experiência. Se é velho, está superado. Se não tem automóvel, é um pobre coitado. Se tem automóvel, chora de "barriga cheia'. Se fala em voz alta, vive gritando. Se fala em tom normal, ninguém escuta. Se não falta ao colégio, é um 'caxias'. Se precisa faltar, é um 'turista'. Se conversa com os outros professores, está 'malhando' os alunos. Se Não conversa, é um desligado. Se dá muita matéria, não tem dó do aluno. Se dá pouca matéria, não prepara os alunos. Se brinca com a turma, é metido a engraçado. Se não brinca com a turma, é um chato. Se chama a atenção, é um grosso. Se não chama a atenção, não sabe se impor. Se a prova é longa, não dá tempo. Se aprova é curta, tira as chances do aluno. Se escreve muito, não explica. Se explica muito, o caderno não tem nada. Se fala corretamente, ninguém entende. Se fala a 'língua' do aluno, não tem vocabulário. Se exige, é rude. Se elogia, é debochado. Se o aluno é reprovado, é perseguição. Se o aluno é aprovado, deu 'mole'.
É, o professor está sempre errado, mas, se conseguiu ler até aqui, agradeça a ele!



ESTAMOS EM 2011, NADA MUDOU !! .





terça-feira, 2 de agosto de 2011

A Fábula do Porco-Espinho.

A Fábula do Porco-Espinho.


Durante a era glacial, muitos animais morriam por causa do frio.
Os porcos-espinhos, percebendo a situação, resolveram se juntar em grupos, assim se agasalhavam e se protegiam mutuamente, mas os espinhos de cada um feriam os companheiros mais próximos, justamente os que ofereciam mais calor.
Por isso decidiram se afastar uns dos outros e começaram de novo a morrer congelados.
Então precisaram fazer uma escolha: ou desapareciam da Terra ou aceitavam os espinhos dos companheiros.
Com sabedoria, decidiram voltar a ficar juntos.
Aprenderam assim a conviver com as pequenas feridas que a relação com o próximo podia causar, já que o mais importante era o calor do outro.
E assim sobreviveram.

segunda-feira, 1 de agosto de 2011

Tributo a meu Pai

Meu Pai...
Nome oficial:Waldemar Baptista de Deus
Conhecido por muitos como: Valdemar Rocha
Pequeno produtor rural e mini pecuarista, cultivava suas terrinhas plantando milho, mandioca, melancia e acácia negra. Criava umas vacas leiteiras, tirava leite e a mãe fazia queijo p/ reforçar a renda...criava porcos e galinhas...

Meu pai, na sua simplicidade, ajudou a construir a história de nossa comunidade e de nosso município, aliás, mudou a história de nossa comunidade, doando um terreno dentro de suas terras, p/ que fosse construído uma escola, e: duas filhas professoras primárias...Depois foi até a sede do município de São Sebastião do Caí, distante uns 35 km..., solicitar ao prefeito que construísse uma escola p/ atender as necessidades das crianças de seus vizinhos que não tinham onde frequentar a escola. Então foi construída em suas terras, uma "brizoleta",anos 60, e que continua atendendo as crianças até hoje.Lutou pela emancipação de Portão, de S.S. do Caí o que aconteceu em:9 de Outubro de 1963, através de um plebiscito popular.
Na política era "trabalhista", da oposição...tendo como líderes: Getúlio Vargas ( para ele, o melhor presidente que o Brasil já teve...) e Brizola ( que ele sonhava ver presidente...)
Meu pai cursou até o 3ºano do primário, na escola do prof. Júlio Rocha que costumava dizer a seus alunos: "Você é mais burro que o meu cavalo tubiano!"...Ele escrevia em "lousa" (uma espécie de caderno de pedra preta, que conheci), lia num "manuscrito", tipo de livro escrito à mão e era castigado com "palmatória"Meu pai adorava contar "causos",ir às "Carreiras"( corrida de cavalo em cancha reta), comer um churrasco de costela gorda com bastante farinha de mandioca e tomar um bom chi marrão( levantava cedo,lá pelas 5 da manhã, só para tomar seu chimrrão, antes de ir "tirar" o leite das vacas...)
Seu maior orgulho era ter feito parte da "Comissão construtora da igreja de Nossa Senhora do Perpétuo Socorro", na localidade de Socorro, distante 4km de Fazenda das Palmas, onde morávamos. E de ter ido buscar a imagem da Santa de carreta de bois, a vários km de distância...(ele falava que a imagem tinha vindo de Portugal, de navio).
Meu pai me alfabetizou, me fazendo decorar o ABC, sentada em seus joelhos e depois me ensinou a ler em uma "cartilha antiga que tinha pertencido à minha irmã ( 8 anos + velha), me "tomava" a tabuada e os "noves fora"...
Ele sempre tinha um cão amigo que chamava de:"Respeito", "Paquete", "Cruzeiro","Macaco","Tupã"...
Meu pai nasceu em 22/06/1.910. Se fosse vivo estaria com 101 anos...
Era filho de : Belo Baptista de Deus e Maria das Dores do Nascimento de Deus
Com 1 ano e 3 meses de idade ficou órfão de pai e mãe, então foi adotado pelo casal:
Alfredo Olímpio de Souza ( +conhecido por Sinhô Rocha )e Maria Cristina Fernandes de Souza. Teve dois irmãos: João de Deus Batista Líbano e Garibalde Batista Líbano, mas só se conheceram depois de casados, pois meu pai foi criado em Fazenda das Palmas, que pertencia ao mun. de S.S. do Caí e seus irmãos em Porto Alegre...
Ele faleceu em 27/07/2.001.
Meu pai, nesta homenagem fica o meu respeito, minha admiração, meu carinho e minha saudade...
Tua filha :Eoní de Deus da Rosa, a "baiana"...( Portão, agosto de 2.011)