domingo, 18 de março de 2012

Canção das mulheres

Que o outro saiba quando estou com medo, e me tome nos braços sem fazer perguntas demais.

Que o outro note quando preciso de silêncio e não vá embora batendo a porta, mas entenda que não o amarei menos porque estou quieta.

Que o outro aceite que me preocupo com ele e não se irrite com minha solicitude, e se ela for excessiva saiba me dizer isso com delicadeza ou bom humor.

Que o outro perceba minha fragilidade e não ria de mim, nem se aproveite disso.

Que se eu faço uma bobagem o outro goste um pouco mais de mim, porque também preciso poder fazer tolices tantas vezes.

Que se estou apenas cansada o outro não pense logo que estou nervosa, ou doente, ou agressiva, nem diga que reclamo demais.

Que o outro sinta quanto me dóia idéia da perda, e ouse ficar comigo um pouco - em lugar de voltar logo à sua vida.

Que se estou numa fase ruim o outro seja meu cúmplice, mas sem fazer alarde nem dizendo ''Olha que estou tendo muita paciência com você!''

Que quando sem querer eu digo uma coisa bem inadequada diante de mais pessoas, o outro não me exponha nem me ridicularize.

Que se eventualmente perco a paciência, perco a graça e perco a compostura, o outro ainda assim me ache linda e me admire.

Que o outro não me considere sempre disponível, sempre necessariamente compreensiva, mas me aceite quando não estou podendo ser nada disso.

Que, finalmente, o outro entenda que mesmo se às vezes me esforço, não sou, nem devo ser, a mulher-maravilha, mas apenas uma pessoa: vulnerável e forte, incapaz e gloriosa, assustada e audaciosa - uma mulher.
Lya Luft

Hino Celta ao Amor

Que o caminho venha ao teu encontro…

Que o vento sopre sempre nas tuas costas…

E a chuva caia suave sobre os teus campos.

E até que nos voltemos a encontrar,



Que o Futuro te sorria constantemente.

E que possas viver sempre plenamente.

Que vivas o tempo todo que quiseres…

Esquece as coisas que te entristeceram,



Porém nunca esqueças aquelas que te alegraram.

Esquece os amigos que se revelaram falsos,



Porém nunca esqueças aqueles que te permaneceram fiéis.

Esquece os problemas que já foram solucionados,



Porém nunca esqueças as coisas boas de cada dia.

Que o dia mais triste do teu futuro…



Não seja pior que o dia mais feliz do teu passado.

Que o teto nunca caia sobre ti…



E que os amigos reunidos debaixo dele nunca partam.

Que tenhas palavras calorosas num anoitecer frio,

Uma lua cheia numa noite escura,



E que o caminho se abra sempre à tua frente.

Que vivas cem anos, com um ano extra para te arrepender.

Que o Futuro te guarde nas suas “mãos”,



E não aperte muito os dedos.

Que teus vizinhos te respeitem,

Os problemas te abandonem,

Os teus amigos te acompanhem,

E a saúde não te falte.

E que a sorte das colinas Celtas te abrace…

Que nunca te arrependas de ter nascido…

Que a tua consciência seja leve,

E o teu coração pesado de amizades e amor.



Que vivas em paz!!!

sexta-feira, 16 de março de 2012

O Homem e a Mulher

Victor Hugo

O homem é a mais elevada das criaturas.
A mulher é o mais sublime dos ideais.

Deus fez para o homem um trono.
Para a mulher, um altar.
O trono exalta.
O altar santifica.

O homem é o cérebro; a mulher é o coração.
O cérebro fabrica a luz; o coração produz Amor.
A luz fecunda.
O Amor ressuscita.

O homem é forte pela razão.
A mulher é invencível pelas lágrimas.
A razão convence.
As lágrimas comovem.

O homem é capaz de todos os heroísmos.
A mulher, de todos os martírios.
O heroísmo enobrece.
O martírio sublima.

O homem tem a supremacia.
A mulher, a preferência.
A supremacia significa a força.
A preferência representa o direito.

O homem é um gênio; a mulher, um anjo.
O gênio é imensurável; o anjo, indefinível.
Contempla-se o infinito.
Admira-se o inefável.

A aspiração do homem é a suprema glória.
A aspiração da mulher é a virtude extrema.
A glória faz tudo grande.
A virtude faz tudo divino.

O homem é um código.
A mulher, um evangelho.
O código corrige.
O evangelho aperfeiçoa.

O homem pensa.
A mulher sonha.
Pensar é ter no crânio uma larva.
Sonhar é ter na fronte uma auréola.

O homem é um oceano.
A mulher um lago.
O oceano tem a pérola que adorna.
O lago, a poesia que deslumbra.

O homem é a águia que voa.
A mulher é o rouxinol que canta.
Voar é dominar o espaço.
Cantar é conquistar a alma.

O homem é um templo.
A mulher é o sacrário.
Ante o templo nos descobrimos.
Ante o sacrário nos ajoelhamos.

Enfim, o homem está colocado onde termina a terra.
E a mulher onde começa o céu.