quinta-feira, 28 de julho de 2011

O SEGREDO PARA SER FELIZ

O SEGREDO PARA SER FELIZ
Há muitos e muitos anos, vivia na Índia um sábio, de quem se dizia que guardava em um cofre encantado, um grande segredo, que o fazia ser vencedor em todos os aspectos da vida, e por isso se considerava o homem mais feliz do mundo.
Muitos reis, com inveja, ofereceram a ele poder e dinheiro pelo cofre, e até tentaram roubá-lo, mas em vão. Quanto mais eles queriam o cofre, mais infelizes se tornavam, pois a inveja não os deixava viver. Assim os anos foram-se passando, e o sábio era cada dia mais feliz.
Um dia, um menino chegou até o sábio e disse-lhe: - Também gostaria de ser sábio como o senhor. Por que não me ensina o que devo fazer para conseguir a felicidade?
O sábio, ao ver a simplicidade e pureza do menino, disse-lhe:
- Eu vou te ensinar o segredo da felicidade.
- Venha comigo e preste bastante atenção. Na verdade, são dois os cofres onde guardo o segredo para ser feliz. Os nomes dos cofres são mente e coração, e o grande segredo, não é nada mais, nada menos, do que uma série de passos que você deve seguir por toda a vida..
O primeiro passo é saber que existe a PRESENÇA DE DEUS em todas as coisas da vida; portanto deves amá-lO e dar graças a Ele, por tudo o que tens.
O segundo passo é que deves amar a ti mesmo, e todos os dias, ao levantar e deitar, deves afirmar: eu sou importante, eu sou capaz, eu tenho valor, eu sou inteligente, eu sou carinhoso, eu espero muito de mim, e não há obstáculo que eu não possa vencer. Isto se chama AUTO ESTIMA.
Terceiro passo - Você deve pôr em prática todas as suas afirmações. Por exemplo, se você se acha inteligente, deve agir com inteligência; se você crê que é capaz, faça o que se propôs fazer. Se você ainda não estabeleceu metas em sua vida, trate de estabelecê-las e lute por elas, até conseguir atingi-las. Este passo se chama MOTIVAÇÃO.
O quarto passo consiste em NÃO TER INVEJA DE NINGUÉM, seja pelo que os outros possuam, ou pelo que são. Eles já alcançaram a sua meta. Agora, lute você por alcançar a sua.
O quinto passo é que não deve GUARDAR RANCOR em seu coração, contra ninguém. Este sentimento não te fará feliz. Deixe que as leis de Deus façam justiça. PERDOE E ESQUEÇA.
Sexto Passo. Não deves pegar o que não é seu. Lembre-se que de acordo com as leis da natureza, amanhã será tirado de você algo de maior valor.
O sétimo passo é: NÃO MALTRATES A NINGUÉM. Todos os seres criados têm direito ao respeito, amor e carinho.
E por último... acorde sempre com um sorriso nos lábios, observe ao teu redor e descubra o lado bom e bonito de cada coisa. Pense em quão afortunado você é, em ter tudo o que tem, e ajude ao próximo, sem esperar recompensa.
Olhe as pessoas e descubra nelas qualidades, e dê também a elas o segredo para serem vencedoras, porque só assim todos poderemos ser MUITO FELIZES!!!

autor: Samuel Arango

A travessia do caminho...

Impossível atravessar a vida...
Sem que um trabalho saia mal feito, sem que uma amizade cause decepção, sem padecer com alguma doença.
Impossível atravessar a vida...
Sem que um amor nos abandone, sem perder um ente querido, sem se enganar em um negócio.
Esse é o custo de viver.
O importante não é o que acontece, mas, como você reage.
Você cresce...
Quando não perde a esperança, nem diminui a vontade, nem perde a fé.
Quando aceita a realidade e tem orgulho de vivê-la.
Você cresce...
Quando aceita seu destino, e mesmo assim, tem garra para mudá-lo.
Quando aceita o que ficou para trás, construindo o que tem pela frente e planejando o que está por vir.
Cresce quando se supera, se valoriza e sabe dar frutos.
Cresce quando abre caminho, assimila experiências, e semeia raízes.
Cresce quando se impõe metas sem se importar com comentários, nem julgamentos.
Cresce quando dá exemplos, sem se importar com o desdém, quando você cumpre com seu trabalho.
Cresce quando é forte de caráter, sustentado por sua formação, sensível por temperamento, e humano por natureza!
Cresce quando enfrenta o inverno mesmo que perca as folhas.
Cresce quando colhe flores mesmo que tenham espinhos.
Cresce quando marca o caminho mesmo que se levante o pó.
Cresce quando é capaz de lidar com resíduos de ilusões.
Cresce quando é capaz de perfumar-se com flores, e elevar-se por amor!
Cresce ajudando a seus semelhantes, conhecendo a si mesmo e dando à vida mais do que recebe.
E assim se cresce…

sábado, 23 de julho de 2011

"BONS AMIGOS

"Abençoados os que possuem amigos, os que os têm sem pedir.
Porque amigo não se pede, não se compra, nem se vende.
Amigo a gente sente!

Benditos os que sofrem por amigos, os que falam com o olhar.
Porque amigo não se cala, não questiona, nem se rende.
Amigo a gente entende!

Benditos os que guardam amigos, os que entregam o ombro pra chorar.
Porque amigo sofre e chora.
Amigo não tem hora pra consolar!

Benditos sejam os amigos que acreditam na tua verdade ou te apontam a realidade.
Porque amigo é a direção.
Amigo é a base quando falta o chão!"

Machado de Assis

Amigo

"Amigo é quem te dá um pedacinho do chão, quando é de terra firme que você precisa. Ou um pedacinho do céu, se é o sonho que te faz falta."

Equívocos humanos

Conta-se que havia um tempo em que Deus e os seres humanos conviviam numa relação muito próxima, a ponto de a criatura de ter a liberdade de fazer questionamentos ao Criador. Em determinado dia, o ser humano questionou Deus a respeito da seguinte questão: “Deus, você fez tudo tão perfeito! Em tudo há uma lógica. Tudo acontece de maneira tão ordenada. Mas tem uma imperfeição na sua criação. Aliás, não entendo como você conseguiu fazer algo tão imperfeito. Logo você, sendo Deus!”

“Como assim? O que, aos seus olhos, não está correto?” – perguntou Deus.

“O tempo. Eu cultivo a terra. Faço plantações, mas o tempo nem sempre colabora. Uma vez tem sol demais e seca as plantas. Outra vez há excesso de chuvas. Outra vez vêm temporais, ventanias. Outra vez vem frio ou então vem calor. O tempo é realmente imperfeito!”

“O que você sugere?” – Indagou Deus. “Ora, ponha alguém que entenda de tempo!”

E Deus chamou a mãe natureza e lhe disse que a partir daquele momento não mais cuidaria do tempo. O ser humano é quem faria isso.

E passou um ano. Um ano do melhor clima possível. Havia sol, mas não em demasia. Havia chuvas, na medida certa. O vento era sempre uma suave brisa, refrescante. E o ser humano plantou milho. O milharal era excepcional.

E Deus veio fazer uma visita. O ser humano, orgulhoso, foi mostrar para Deus o resultado de seu esforço e pegou uma espiga, descascou... e nada! O clima nunca antes esteve tão perfeito! Como poderia o milho não ter produzido?

“É que as plantas são parecidas com vocês, seres humanos. Quando têm dificuldades, adquirem consistência. Você pensa que temporais e variações são para simplesmente satisfazer a minha vontade de Criador? Não! É que vocês necessitam de adversidades. Faz parte do ser de vocês!”

Tudo na natureza tem a sua função, inclusive o vento para espalhar o pólen. Possivelmente estejam na natureza algumas evidências mais marcantes da sabedoria divina.

(Osvino Toillier)

Dia do AMIGO = 20 de Julho

Dia do AMIGO = 20 de Julho
Relembrando:

DIA DO AMIGO

O Dia Internacional do AMIGO foi adotado em Buenos Aires, na Argentina.

A data foi criada pelo argentino Enrique Ernesto Febbraro. Ele se inspirou na chegada do Homem à Lua, em 20 de Julho de 1969, considerando uma oportunidade de se fazer Amigos em outras partes do Universo.

Assim, divulgou o lema "Meu Amigo é meu Mestre, meu Discípulo e meu Companheiro".

Aos poucos a data foi sendo adotada em outros países e hoje, em quase todo o mundo, o dia 20 de julho é o Dia do Amigo.

*Lucidez de um Pastor *

*Lucidez de um Pastor *
>
> *O jovem Pastor **Ed René Kivitz** lançando um de seus livros.
>
> Parece mentira, mas foi verdade. No dia 1°/Abr/2010, o elenco do Santos,
atual campeão paulista de futebol, foi a uma instituição que abriga
trinta e quatro pessoas. O objetivo era distribuir ovos de Páscoa para
crianças e adolescentes, a maioria com paralisia cerebral.
>
> Ocorreu que boa parte dos atletas não saiu do ônibus que os levou.
>
> Entre estes, Robinho (26a), Neymar (18a), Ganso (21a), Fábio Costa
(32a), Durval (29a), Léo
> (24a), Marquinhos (28a) e André (19a), todos ídolos muito aguardados.
>
> O motivo teria sido religioso. A instituição era o Lar Espírita
Mensageiros da Luz, de Santos-SP, cujo lema é Assistência à Paralisia
Cerebral.
>
> Visivelmente constrangido, o técnico Dorival Jr. tentou convencer o
grupo a participar da ação de caridade. Posteriormente, o Santos
informou que os jogadores não entraram no local simplesmente porque não
quiseram.
>
> Dentro da instituição, os outros jogadores participaram da doação dos
600 ovos, entre eles, Felipe (22a), Edu Dracena (29a), Arouca (23a),
Pará (24a) e Wesley (22a), que conversaram e brincaram com as crianças.
>
> Eis que o escritor, conferencista e Pastor (com "P" maiúsculo) ED RENÉ
KIVITZ, da Igreja Batista de Água Branca (São Paulo), fez uma análise
profunda sobre o ocorrido e escreveu o texto abaixo que tenho o prazer
de compartilhar.
> ____________ _________ _________ _________*
> *No Brasil, futebol é religião (por Ed René Kivitz)
>
> Os meninos da Vila pisaram na bola. Mas prefiro sair em sua defesa. Eles
não erraram sozinhos. Fizeram a cabeça deles. O mundo religioso é mestre
em fazer a cabeça dos outros. Por isso, cada vez mais me convenço que o
Cristianismo implica a superação da religião, e cada vez mais me dedico
a pensar nas categorias da espiritualidade, em detrimento das categorias
da religião.
>
> A religião está baseada nos ritos, dogmas e credos, tabus e códigos
morais de cada tradição de fé.
> A espiritualidade está fundamentada nos conteúdos universais de todas e
cada uma das tradições de fé.
>
> Quando você começa a discutir quem vai para céu e quem vai para o
inferno; ou se Deus é a favor ou contra à prática do homossexualismo; ou
mesmo se você tem que subir uma escada de joelhos ou dar o dízimo na
igreja para alcançar o favor de Deus, você está discutindo religião.
Quando você começa a discutir se o correto é a reencarnação ou a
ressurreição, a teoria de Darwin ou a narrativa do Gênesis, e se o livro
certo é a Bíblia ou o Corão, você está discutindo religião. Quando você
fica perguntando se a instituição social é espírita kardecista,
evangélica, ou católica, você está discutindo religião.
>
> O problema é que toda vez que você discute religião você afasta as
pessoas umas das outras, promove o sectarismo e a intolerância. A
religião coloca de um lado os adoradores de Allá, de outro os adoradores
de Yahweh, e de outro os adoradores de Jesus. Isso sem falar nos
adoradores de Shiva, de Krishna e devotos do Buda, e por aí vai.
> E cada grupo de adoradores deseja a extinção dos outros, ou pela
conversão à sua religião, o que faz com que os outros deixem de existir
enquanto outros e se tornem iguais a nós, ou pelo extermínio através do
assassinato em nome de Deus, ou melhor, em nome de um deus, com d
minúsculo, isto é, um ídolo que pretende se passar por Deus.
>
> Mas, quando você concentra sua atenção e ação, sua práxis, em valores
como reconciliação, perdão, misericórdia, compaixão, solidariedade, amor
e caridade, você está no horizonte da espiritualidade, comum a todas as
tradições religiosas. E quando você está com o coração cheio de
> espiritualidade, e não de religião, você promove a justiça e a paz. Os
valores espirituais agregam pessoas, aproxima os diferentes, faz com que
os discordantes no mundo das crenças se deem as mãos no mundo da busca
de superação do sofrimento humano, que a todos nós humilha e iguala,
independentemente de raça, gênero, e inclusive religião.
>
> Em síntese, quando você vive no mundo da religião, você fica no ônibus.
Quando você vive no mundo da espiritualidade que a sua religião ensina
ou pelo menos deveria ensinar, você desce do ônibus e dá um ovo de
páscoa para uma criança que sofre a tragédia e miséria de uma paralisia
mental.** **
> Ed René Kivitz, cristão, pastor evangélico e santista desde pequenininho.*
>