sábado, 23 de julho de 2011

*Lucidez de um Pastor *

*Lucidez de um Pastor *
>
> *O jovem Pastor **Ed René Kivitz** lançando um de seus livros.
>
> Parece mentira, mas foi verdade. No dia 1°/Abr/2010, o elenco do Santos,
atual campeão paulista de futebol, foi a uma instituição que abriga
trinta e quatro pessoas. O objetivo era distribuir ovos de Páscoa para
crianças e adolescentes, a maioria com paralisia cerebral.
>
> Ocorreu que boa parte dos atletas não saiu do ônibus que os levou.
>
> Entre estes, Robinho (26a), Neymar (18a), Ganso (21a), Fábio Costa
(32a), Durval (29a), Léo
> (24a), Marquinhos (28a) e André (19a), todos ídolos muito aguardados.
>
> O motivo teria sido religioso. A instituição era o Lar Espírita
Mensageiros da Luz, de Santos-SP, cujo lema é Assistência à Paralisia
Cerebral.
>
> Visivelmente constrangido, o técnico Dorival Jr. tentou convencer o
grupo a participar da ação de caridade. Posteriormente, o Santos
informou que os jogadores não entraram no local simplesmente porque não
quiseram.
>
> Dentro da instituição, os outros jogadores participaram da doação dos
600 ovos, entre eles, Felipe (22a), Edu Dracena (29a), Arouca (23a),
Pará (24a) e Wesley (22a), que conversaram e brincaram com as crianças.
>
> Eis que o escritor, conferencista e Pastor (com "P" maiúsculo) ED RENÉ
KIVITZ, da Igreja Batista de Água Branca (São Paulo), fez uma análise
profunda sobre o ocorrido e escreveu o texto abaixo que tenho o prazer
de compartilhar.
> ____________ _________ _________ _________*
> *No Brasil, futebol é religião (por Ed René Kivitz)
>
> Os meninos da Vila pisaram na bola. Mas prefiro sair em sua defesa. Eles
não erraram sozinhos. Fizeram a cabeça deles. O mundo religioso é mestre
em fazer a cabeça dos outros. Por isso, cada vez mais me convenço que o
Cristianismo implica a superação da religião, e cada vez mais me dedico
a pensar nas categorias da espiritualidade, em detrimento das categorias
da religião.
>
> A religião está baseada nos ritos, dogmas e credos, tabus e códigos
morais de cada tradição de fé.
> A espiritualidade está fundamentada nos conteúdos universais de todas e
cada uma das tradições de fé.
>
> Quando você começa a discutir quem vai para céu e quem vai para o
inferno; ou se Deus é a favor ou contra à prática do homossexualismo; ou
mesmo se você tem que subir uma escada de joelhos ou dar o dízimo na
igreja para alcançar o favor de Deus, você está discutindo religião.
Quando você começa a discutir se o correto é a reencarnação ou a
ressurreição, a teoria de Darwin ou a narrativa do Gênesis, e se o livro
certo é a Bíblia ou o Corão, você está discutindo religião. Quando você
fica perguntando se a instituição social é espírita kardecista,
evangélica, ou católica, você está discutindo religião.
>
> O problema é que toda vez que você discute religião você afasta as
pessoas umas das outras, promove o sectarismo e a intolerância. A
religião coloca de um lado os adoradores de Allá, de outro os adoradores
de Yahweh, e de outro os adoradores de Jesus. Isso sem falar nos
adoradores de Shiva, de Krishna e devotos do Buda, e por aí vai.
> E cada grupo de adoradores deseja a extinção dos outros, ou pela
conversão à sua religião, o que faz com que os outros deixem de existir
enquanto outros e se tornem iguais a nós, ou pelo extermínio através do
assassinato em nome de Deus, ou melhor, em nome de um deus, com d
minúsculo, isto é, um ídolo que pretende se passar por Deus.
>
> Mas, quando você concentra sua atenção e ação, sua práxis, em valores
como reconciliação, perdão, misericórdia, compaixão, solidariedade, amor
e caridade, você está no horizonte da espiritualidade, comum a todas as
tradições religiosas. E quando você está com o coração cheio de
> espiritualidade, e não de religião, você promove a justiça e a paz. Os
valores espirituais agregam pessoas, aproxima os diferentes, faz com que
os discordantes no mundo das crenças se deem as mãos no mundo da busca
de superação do sofrimento humano, que a todos nós humilha e iguala,
independentemente de raça, gênero, e inclusive religião.
>
> Em síntese, quando você vive no mundo da religião, você fica no ônibus.
Quando você vive no mundo da espiritualidade que a sua religião ensina
ou pelo menos deveria ensinar, você desce do ônibus e dá um ovo de
páscoa para uma criança que sofre a tragédia e miséria de uma paralisia
mental.** **
> Ed René Kivitz, cristão, pastor evangélico e santista desde pequenininho.*
>

Nenhum comentário:

Postar um comentário