quinta-feira, 10 de dezembro de 2009

Dezembro

Já é dezembro ! mais um ano que finda... A vida gira muito rápido e não sentimos o tempo passar.
Envelhecemos no descascar de uma laranja...
Vamos vivendo e numa manhã, ao olharmos para o espelho já não nos reconhecemos... de quem será essa imagem refletida com olhar cansado e sulcos profundos na face?
Ainda ontem corríamos descalços pelos terreiros da infância e hoje estarrecidos, nos deparamos com a imagem envelhecida de nós mesmos...É difícil acreditar. É penoso aceitar.

sexta-feira, 13 de novembro de 2009

Lavando a minha alma

Um noviço estava na cozinha, lavando alfaces para o almoço, quando um velho monge conhecido por sua rigidez-dele se aproximou:
- Você pode me dizer o que o seu superior do convento disse hoje no sermão?
Não consigo me lembrar. Só sei que gostei muito.
O monge ficou estupefacto.
- Justamente você, que tanto deseja servir a Deus, é incapaz de prestar atenção nas palavras e nos conselhos daqueles que conhecem melhor o caminho? Por isso as gerações estão cada vez mais corrompidas, já não respeitam o que os mais velhos têm a ensinar.
- Olhe bem o que eu estou fazendo - respondeu o noviço. - Estou lavando as folhas de alface, mas a água que as deixa limpas não fica presa nelas; termina sendo eliminada pelo cano da pia. Da mesma maneira, as palavras que purificam são capazes de lavar a minha alma, mas nem sempre permanecem na memória. Não vou ficar me lembrando de tudo o que me dizem só para provar que sou culto e superior aos demais. Tudo aquilo me deixa mais leve, como a música e a Palavra de Deus, termina sendo guardado em um recanto do meu coração. E ali permanece para sempre, vindo à superfície somente quando preciso de ajuda, de alegria ou de consolo.

terça-feira, 10 de novembro de 2009

Os "nós" da corda

Um homem vivia sereno, cantarolando, sempre de bom humor, parecendo não se incomodar com nada. Muitos tinham curiosidade em saber o segredo de seu bem viver.
Um dia, um religioso foi até sua casa e os dois conversaram longamente.
- Você está sempre alegre. Será que nunca se preocupa com seu destino? Será que nunca pensa nos pecados dos quais Deus vai pedir- lhe conta? Afinal, nesta vida somos todos pecadores?
O homem respondeu:
O senhor tem toda razão em dizer que a gente deve dar conta do mal que faz. Eu, por mim, penso e ajo assim: imagino que estou amarrado a Deus por uma corda.
- Como assim? - perguntou, por sua vez, o religioso.
- Quando a gente "peca", rebenta esta corda . Mas quando a gente se arrepende e pede perdão, Deus pega as duas pontas da corda e faz um "nó" para reatá-la. Desse jeito a corda fica mais curta e a gente fica mais perto de Deus. Os anos passam. E o homem, apesar do esforço, continua falhando. Mas Deus vai fazendo mais "nós" na corda, e acabamos chegando cada vez mais perto de Dele!
O religioso ficou muito admirado com a sabedoria do homem e entendeu a situação daqueles que, embora pecadores, conhecem e amam a Deus
.

sexta-feira, 16 de outubro de 2009

O que você sabe sobre a Primavera ?

Para mim, é a estação mais linda do ano !

O verdor das árvores, o colorido das flores, o cantarolar dos pássaros, manhãs frias, tardes quentes, tudo isso me encanta, me alegra, me dá mais disposição e vontade de viver e ser feliz.

Mas afinal, o que é a Primavera?

-"Estação que segue o Inverno e antecede o Verão, a Primavera é lembrada pelo desabrochar das flores. Em nosso hemisfério,é conhecida como "Primavera austral" e tem seu início em 23 de setembro e seu final em 21 de dezembro.
Se falarmos de Astronomia, no hemisfério Sul a estação sempre iniciará no chamado equinócio de setembro e acabará no soltíscio de dezembro. No equinócio o dia e a noite tem a mesma duração. Já com o passar dos dias, essa diferença diminui e a medida que se aproxima o verão, as noites são mais curtas.
É por isso que na estação colorida das flores, tudo é motivador ! O sol quentinho da manhã, o vento gostoso com aroma de flor,os pássaros que já começam a sair para cantar. O calor que nos visita com mais frequência, a alegria contagiante no ar, os dias maiores e mais agradáveis, tudo de melhor que a natureza pode dar para quem gosta de aproveitar cada minuto, todos os dias."

Para mim a Primavera é a estação da renovação da Vida !

quinta-feira, 15 de outubro de 2009

Tarde chuvosa !

-O que fazer numa tarde chuvosa ?

Uma tarde chuvosa pode ser uma bênção ou uma desgraça, conforme seu estado de espírito.
Você pode assistir um filme, ouvir música, ler um bom livro, pintar uma tela, arrumar os armários, fazer um bolo gostoso para o café da ou chá da tarde, dormir uma soneca, tomar chimarrão com seu amado, ler e responder e- mail, jogar cartas ou xadrez, organizar a agenda... e tantas outras coisas, basta pensar e se organizar.
Mas o mais importante é não ficar lastimando e encontrar o que fazer, mantendo o bom humor e o pensamento positivo, pois depois da chuva sempre vem o Sol !

domingo, 13 de setembro de 2009

DEZ Mandamentos p/ a FAMÍLIA

1- Tenha fé e viva a Palavra de Deus, amando próximo como a si mesmo.

2- Ame-se, confie em si mesmo, em sua família e ajude a construir um ambiente de amor e paz ao seu redor.

3- Reserve momentos para brincar e se divertir com sua família, pois a criança aprende brincando e a diversão aproxima as pessoas.

4- Eduque seus filhos através da conversa, do apoio e da confiança. E tome cuidado: quem bate para ensinar, está ensinando a bater.

5- Participe com sua família vida da comunidade, evitando as más companhias e diversões que incentivem a violência.

6- Procure resolver os problemas com calma e aprenda com as situações difíceis, buscando em tudo o lado positivo.

7- Partilhe seus sentimentos com sinceridade, dizendo o que você pensa e ouvindo o que os outros têm pra dizer.

8- Respeite as pessoas que pensam diferente de você, pois as diferenças são uma verdadeira riqueza para cada um e para cada grupo.

9- Dê bons exemplos, pois a melhor palavra é o nosso jeito de ser.

10-Peça desculpas quando ofender alguém e perdoe de coração quando se sentir ofendido, pois o perdão é o maior gesto de amor que podemos demonstrar.



(Extraído do Livro da Família/2007)

sexta-feira, 11 de setembro de 2009

FELICIDADE

"SER FELIZ"

O que é "FELICIDADE"?

-Para mim, felicidade é estar de bem com a vida.

-E o que é estar de bem com a vida?

-É abrir a janela e sentir a vida invadir seu ser...É saber desculpar, perdoar... É não alimentar dicussões inúteis...É saber apreciar uma caminhada, um passeio, a natureza, uma criança brincando... É amar e ser amado...

Histórias que li ou ouvi (1 ): O CASAL e o CAMINHO

Um casal, ainda jovem, foi convidade por um amigo, a passar o domingo em seu sítio que ficava um pouco distante. Mas ele explicou o caminho aos dois: - "Sigam por esta estrada e quando chegarem à encruzilhada, peguem o caminho da esquerda, sigam por mais cinco km e aí chegarão ao meu sítio." No domingo, foram para o sítio. A esposa ia contente e apreciando a paisagem. O marido ia quieto e de mau-humor... Quando chegaram à encruzilhada, ele tomou o caminho da direita e seguiu em frente. A esposa falou: - O caminho certo é o da esquerda. Mas ele um pouco ríspido retrucou: - Quem está dirigindo sou eu... Eu sei o caminho!...e continuou... A esposa silenciou e continuou a apreciar a paisagem. Percorridos cinco km, o marido parou o carro e viu que estava errado. Retornou, tomou o caminho da esquerda e logo chegaram ao sítio. Aí ele falou para a esposa: - Se você tinha certeza que era o caminho da esquerda, porque não insistiu? - Poque você estava a fim de discutir e eu estava a fim de ser feliz... -

Desconheço o autor

Dina

quinta-feira, 10 de setembro de 2009

Quadras de minha infância

" Lá de trás daquele morro,
passa boi passa boiada.
Também passa moreninha
de cabelo "gruvinhado"!

"Batatinha quando nasce
Se esparrama pelo chão
Menininha quando dorme
Põe a mão no coração !"


"Lá vai o sol entrando
redondinho como um vintém.
Menina me dá um beijo
que eu não conto pra ninguém !"


"Eu plantei um pé de cravo
dentro de um canecão.
Eu já vi um pinto pelado
tocador de rabecão."


"Eu sabia tanto verso
que sabia um saco cheio.
As formigas aqui bateram,
me deixaram só com meio..."

"Atirei um limão n'água
de vereda foi ao fundo.
Os peixinho já gritaram
viva D. Pedro segundo !"

"
Águas claras cristalinas
que correm por baixo do chão.
Menina me dá um abraço
que eu te dou meu coração !"


"Garibalde foi à missa
num cavalo sem espora.
O cavalo tropicou,
Garibalde caiu fora !"


"Lá no céu tem três estrelas,
Todas três encarreradas.
Uma é minha , outra é tua ,
A outra é da minha namorada !"


"Larangeira pequeninha
carregadinha de flor.
Eu também sou pequeninha
carregadinha de amor !"

domingo, 2 de agosto de 2009

Lições de vida ! - 2 - Pensamentos

" Se a sorte entrar em sua casa, ofereça uma cadeira a ela..."

" Se você quer transformar o mundo, mexa primeiro em seu interior..."
(Dalai Lama)


"O que nós somos, é um presente de Deus a nós. O que nos tornamos, é o nosso presente a Deus."
(Eleanor Powell)

"As flores mais belas não são aquelas que nascem no seu caminho, mas sim, aquelas que nascem depois de você passar."

"Não haverá borboletas se a vida não passar por e longas e deliciosas metamorfoses."
(Rubens Alves)

"O dom e o bem que partilhas , abre a porta da felicidade. Podes até perder aqui...mas colherás na eternidade... !"

"Só dorme bem quem aprende a repousar dentro de si."

"Precisamos entender que quando somos frágeis, aí é que nos tornamos fortes."

"A vida só pode ser compreendida se olharmos para trás. Mas só pode ser vivida se olharmos para frente."

"Os homens são como vinhos: o tempo estraga os ruins, mas aprimora os bons."

"Não deixe que a tristeza do passado e o medo do futuro , estraguem a alegria do presente."

"A vida não é curta, mas as pessoas esquecem de viver e quando lembram, já é tarde...."

"Faça da passagem de tempo uma conquista e não uma perda."

"Nem sempre o que você deseja é o que você precisa."

"A vida tem a cor que a gente pinta."
(novela: Caminho das Índias - 2.009)

"Se você contar às árvores um segredo seu, não culpe as árvores, se o seu segredo for espalhado ao vento."
(Haj, novela Caminho das Índias)

"A mente que se abre a uma nova ideia, jamais volta ao seu tamanho original."
(Albert Einstein)

"O mundo abre as portas para aqueles que sabem para onde querem ir!!!"

"Rico não é aquele que tem mais, mas aquele que precisa menos."

"Se todos dermos as mãos, quem irá sacar as armas?"

Bob Marley

terça-feira, 28 de julho de 2009

Lições de vida ! (1)- Pensamentos


A vida é a maior de todas as artes.
(Mahatma Gandhi )


"Se a vida te oferecer um limão, faz uma limonada..."

"Quando encontrares uma pedra em teu caminho, não a chutes: faze dela um degrau para subires pela escada da vida".


"Se queres ser sábio, aprende a interrogar razoavelmente, a escutar com atenção, a responder serenamente e a calar quando não tens o que dizer."

"Em muitos momentos da vida, o silêncio e a resposta mais adequada."

" Mais vale um silêncio certo, que uma palavra errada."

"Eu só posso estar na vida do outro p/ fazer o bem, p/ acrescentar, caso contrário, eu sou perfeitamente dispensável."
(Pe. Fábio de Melo )


"Não há "amor" fora da experiência do cuidado. A "vida" requer cuidado, o "amor" também."

" Nunca se considere um cascalho. Você é uma pedra preciosa!"

" Não desista do Amor. Não desista de "amar".
Não se entregue p/ a "dor" porque um dia ela vai passar!"
(Pe. Fábio de Melo)

"O medo nos afasta das derrotas...mas das vitórias também..."

"Somos o que fazemos, mas somos principalmente, o que fazemos para mudar o que somos."

"As melhores essências são sempre encontradas em pequenos frascos, assim são os amigos."

"Se você quer transformar o mundo, mecha primeiro em seu interior." (Dalai Lama)

sábado, 18 de julho de 2009

A força da Fmília

"Os meios de comunicação, parece que fazem questão de mostrar que a família está sendo destituída do seu sentido pleno de guardiã dos valores espirituais e morais e dos bons costumes...do seu direito de incutir nas crianças e jovens, o respeito aos mais velhos e o amor ea harmonia dentro do lar.

Destruída a família, o jovem fica à mercê dos vícios e das drogas.

Mas eu acredito na "força" da Família.
Eu acredito na força desse "amor"e no poder que essa"força" tem para trasformar o mundo.
Eu acredito que a salvação do mundo está na força que a Família tem de "transformar".

Eu acredito na Palavra que diz:
"-Crê no Senhor Jesus e serás salvo, tu e tua família"!"
At 16,31

(trecho da palestra aos pais, na Com. São José, em 18/07/09 )

sexta-feira, 17 de julho de 2009

Noite de sexta-feira

Sexta-feira, 17de julhode 2.009,

Hoje criei meu blog!

Nome: Falando francamente - Dina batepapo

Sou a Dina, tenho 63 anos, moro em Portão-RS. Sou casada, tenho dois filhos, gosto de ler um bom livro ou assistir a um bom filme. Viajar, ir para praia, subir a serra, dançar, participar de festas, visitar amigas, tomar chimarrão, e, especialmente, gosto de um bom bate-papo...

Bom, agora vou começar meu bate-papo com você...
Pretendo colocar aqui minhas lembranças, pequenos textos, pensamentos e o que penso sobre vários assuntos. Ok?